Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como ter melhor rendimento nos estudos?

Tenho como objetivo aprender todo o conteúdo sobre business. Como meta, me pré dispus a estudar duas matérias por dia pelo tempo de 1hora. O meu grande problema é : Tenho dificuldade de memorização,por isso gosto de anotar o conteúdo passado. Sei que tem o conteúdo escrito, oque é muito bom por sinal, mas sou do tipo de pessoa que só aprende escrevendo. Não sei se existe a possibilidade de mudar esse hábito.( Não sei se isso chega ser um habito ou apenas uma condição) O fato é que eu quase nunca consigo realizar o prazo que determinei, sempre passo , e as vezes nem consigo estudar a outra matéria. Resultado. As matérias se acumulam, vou dormir super tarde, acordo cedo para o trabalho, chego atrasado e fico nesse loop igual ao Bill Murray no dia da marmota. Priscila, tem jeito?

2 respostas
solução!

Olá Cassio!

Que bacana que você está com essa atitude de estudar.

Não há problema algum estudar anotando, tem pessoas que aprendem mais ouvindo (eu por exemplo, rs), outras fazem esquemas ligando os pontos e por ai vai...

No seu caso, recomendo que você experimente o Método Pomodoro (está na última aula do curso, não sei se você já viu todas as aulas). Mas quando eu preciso me concentrar num determinado período de tempo, uso ele e geralmente dá certo.

Basicamente você anota numa listinha o que precisa fazer, por exemplo: estudar X, Y Z. E então você prioriza: vou começar pelo item Y.

Pega seu celular, seleciona a opção Temporizador com 25 minutos. Você tem esse período para estudar. Quando o celular despertar, você faz uma pausa de até 5 minutos, levanta, vai beber água, come uma fruta, rs e volta para o segundo bloco de 25 minutos, e qdo ele terminar faz outra pausa de 5 minutos e se você tiver tempo faz o terceiro bloco de 25 minutos. Quando terminar os três blocos você pode voltar a fazer suas outras tarefas ou dormir, se for o caso :)

O Método Pomodoro é uma sugestão para gestão de tempo e conforme você for usando vai se disciplinando cada vez mais. Se não der para você fazer os 3 blocos de 25 minutos, faça 2. Este método não é fixo, a gente pode ir ajustando para ver como funciona melhor para nós.

Espero ter ajudado e depois me conta se você experimentou e se deu certo :)

NaTorcida!

Eu tinha (ou ainda tenho) o hábito de fazer anotações ao estudar (muitas delas desnecessárias). Também percebi que o rendimento cai muito por causa disso. Então fui procurar por métodos de anotação. Testei alguns e me identifiquei muito com os mapas mentais. Hoje em dia, em vez de fazer anotações com explicações longas, procuro anotar apenas palavras chaves e frases curtas pra depois organizar tudo em um mapa mental. Quando quero revisar o conteúdo, vejo o mapa mental e tento refazer as associações dos pontos principais. Quando não lembro de primeira, uma leitura superficial no assunto me ajuda a lembrar! Sugiro fazer uma pesquisa, testar alguns métodos diferentes e se forçar a colocar em prática aquele que você se identificar mais!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software