Estou fazendo essa pergunta porque grande parte de minha equipe é introvertida, e também as vezes são muito operacionais
Estou fazendo essa pergunta porque grande parte de minha equipe é introvertida, e também as vezes são muito operacionais
Oi Matheus,
Parto do princípio que trabalhar questões da comunicação tem muito a ver com uma questão de cultura da organização, pensando nisso, quem exerce o papel de liderança precisa estar atento a alguns pontos:
O ambiente é seguro para as pessoas se posicionarem? Se é, e ainda assim eles não falam, o que pode estar por trás desse comportamento? Timidez, introspecção? Uma vez criado essas hipóteses, conversar com essas pessoas, apresentando as vantagens e desvantagens que a comunicação ou a falta dela pode impactar no dia a dia da equipe.
Cursos/treinamentos: temos cursos na Alura inclusive que abordam esses temas, como por exemplo: Comunicação: Como se expressar bem e ser compreendido , Comunicação não violenta: Consciência para agir e PNL: comunicação efetiva para o dia a dia .
Entendo que a questão não será resolvida do dia para noite, mas talvez esse seja um primeiro passo.
Faz sentido?