1
resposta

Como substituir jQuery? Qual conteúdo/biblioteca?

Gosto bastante dos recursos de animação de elementos em sites (movimentações simples, fade etc) acionados quando se chega a um momento da página.

Sei que antigamente se usava jQuery, nas ouvi dizer que está em desuso, por ser pesado e inseguro, e porque tem vários métodos que são nativos de CSS e JS. E outras bibliotecas. Mas não encontrei como...

Podem me indicar que curso fazer para aprender a fazer coisas que o JQuery fazia na parte de animação?

obs: Queria evitar bibliotecas, porque depois o desenvolvedor descontinua e vc fica na mão (aconteceu com a biblioteca TweenMax, que inclusive tava sendo usada em um curso que estou fazendo aqui, mas que agora parece que não que não é mais suportada pela Greensock

1 resposta

Oi, Diogo. Tudo bem?

Entendo perfeitamente sua preocupação em evitar bibliotecas que podem ser descontinuadas. Felizmente, muitas das funcionalidades que o jQuery oferecia podem ser realizadas hoje em dia com JavaScript puro (Vanilla JS) e CSS, que são tecnologias nativas e, portanto, não correm o risco de serem descontinuadas.

Para animações simples, você pode utilizar as CSS Transitions e CSS Animations.

Algumas dicas:

Curso: Vetores e Animação com SVG: trabalhando com CSS e JavaScript

• Este curso te ajudará a entender passo-a-passo como uma ilustração se transforma em código, como utilizar esses códigos em seus leiautes para web, adicionar CSS para editar e animar suas ilustrações, e aumentar as possibilidades de animação com bibliotecas em JavaScript.

Artigo: CSS: animações com Transition e Animation

• Conheça Transitions e Animations em CSS para gerar animações ousadas no seu HTML, assim como seu uso com JavaScript. E, aprenda a utilizar o Animate.css para gerar animações ousadas no seu HTML, assim como seu uso com JavaScript.

Se quiser pedir mais conteúdo sobre esses assuntos, você pode pedir aqui nesse formulário.

Espero que esses materiais sejam úteis para você!

Um abraço e bons estudos.