4
respostas

Como subir arquivos locais para o flutter fierbase

Olá pessoal, estou participando da imersão mobile da alura, e na primeira aula é criado o projeto flutter a partir do firebase studio. Entretanto, vejo o pessoal subir arquivos locais (ex. assets de projeto) com arrastar e colar simplesmente, mas isso não funciona para todos os casos. Alguém sabe uma maneira fácil de fazer esse upload para dentro do projeto?

4 respostas

Ah consegui mandar arquivos para o projeto via CLI, clonando o repositório github diretamente no ambiente do firebase. Mas pode nao ser uma solução viável para todos os casos

Olá Luiz!

Que legal que você está participando da imersão mobile da Alura! Quando se trata de adicionar arquivos locais, como assets, ao seu projeto Flutter, o processo pode variar. Gravamos um vídeo que pode te ajudar em relação a isso:

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Sucesso

Olá, @Victor Costa Santos,

A solução apresentada no vídeo é exatamente o mesmo procedimento que é realizado na primeira aula da imersão, contudo, não funciona para todas as situações, inclusive, já ouvi a mesma reclamação de outros participantes da imersão. Arrastar o arquivo local para colar no projeto do firebase studio NÃO funciona! A solução que eu consegui foi fazer o clone do repositório inteiro do projeto-aula1 no diretório raiz (/) e depois mover a pasta assets para o diretorio do meu projeto, tudo via terminal. Mas formas alternativas nao foram mostradas no video da imersao-aula1, acho que poderia ter mais instruções quanto a isso, já que muitos dos participantes podem estar em sua primeira imersão mobile!

Olá, Luiz!

Para entender melhor sua situação:

• Alguns alunos que tiveram dificuldades em seguir o passo a passo do vídeo, estavam usando Linux. É o seu caso?
  • Você mencionou que "não funciona" — aparece alguma mensagem de erro ou simplesmente não copia?

De toda forma, muito obrigado pelo seu relato. Já anotei para repassar aos organizadores e, com esses detalhes adicionais, consigo levar um panorama mais completo para aprimorarmos nas próximas edições.

Abraços!