3
respostas

Como somar valores dentro de um array?

Como faz para somar os valores que estão dentro do Array, estou tentando com o seguinte código, porém o resultado sempre é NAN.

var valoresVendas = [];

var numeroVendas = parseInt(prompt("Agora informe quantass vendas você fez hoje"));

contador = 1;

while(contador <= numeroVendas) {

var vendas = parseFloat(prompt("Certo, informe agora qual o valor das vendas que você fez"));
        valoresVendas.push(vendas);
        contador++

if(contador > numeroVendas){

break;
        }

}

var lucro = 0;

for(var posicao = 0; posicao <= numeroVendas; posicao++){

var lucro = lucro + valoresVendas[posicao];
    }    

console.log(quantidadeVendas);

</script>
3 respostas

Bom dia Fernando, tudo bem? Espero que sim!

No seu primeiro loop while, você faz uma checagem de (contador <= numeroJogos). Essa variável numeroJogos está definida em alguma parte acima do seu código?

Você pode substituir essa checagem pela checagem abaixo:

while(contador <= numeroVendas) 
{
        var vendas = parseFloat(prompt("Certo, informe agora qual o valor das vendas que você fez"));
        valoresVendas.push(vendas);
        contador++
}

Isso faz com que você não precise do if, uma vez que o while encerrará assim que o contador ultrapassar o numeroVendas.

No fim do seu código, você escreve:

console.log(quantidadeJogos);

Novamente, essa variável quantidadeJogos está definida em alguma parte acima do seu código? Acredito que você gostaria de mostrar na tela a variável lucro. Basta colocá-la em:

console.log(lucro);

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

na real eu não tava usando essa código onde está venda estava jogos, é que eu troquei pro vendas pra ficar mais genérico, só que esqueci desses dois :P O problema é q nessa estrutura não está funcionando ainda. obs, já corrigi o código

Na estrutura do for, você também precisa mudar o sinal de <= para <, uma vez que os valoresVendas terão uma quantidade n de elementos.

Como a posição começa em 0, ela deve ir até o valor anterior ao numeroVendas:

for(var posicao = 0; posicao < numeroVendas; posicao++){
        var lucro = lucro + valoresVendas[posicao];
    }