Eu sei que para isso seria apenas necessário o SUM, porém ele está me gerando o erro "ORA-00937: não é uma função de grupo de grupo simples".
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu sei que para isso seria apenas necessário o SUM, porém ele está me gerando o erro "ORA-00937: não é uma função de grupo de grupo simples".
Se pesquisar por esse erro aparece em diversos tópicos onde as pessoas apenas esqueceram do group by, porém se eu adiciono o group by ele me apresenta outro erro, "ORA-00979: não é uma expressão GROUP BY".
select projeto, subprojeto, servico, cpag.centro_custo, cpag.data_fim_validade data_fim_projeto, cpag.valor_aprovado, basi.preco_medio valor_req_almox
from (select projeto, subprojeto, servico, centro_custo, data_fim_validade, valor_aprovado
from cpag_350) cpag,
(select req_almox_origem
from supr_520) supr,
(select nivel_estrutura, grupo_estrutura, subgru_estrutura, item_estrutura, preco_medio
from basi_010) basi
where projeto > 0 and
cpag.data_fim_validade is not null
Acima está o código, alguem consegue me auxiliar em como somar a coluna basi.preco_medio valor_req_almox , pois quando rodo esse script está sendo apresentado o valor de cada produto para cada projeto, e queria apenas a soma desses produtos, por projeto/subprojeto/serviço.
Alguem consegue me ajudar?, não consegui encontrar a situação em nenhum outro tópico...
select projeto, subprojeto, servico, proj.centro_custo, proj.data_fim_validade data_fim_projeto, proj.valor_aprovado, item.preco_medio valor_req_almox, pcitem.preco_item_comp valor_ped_compra
from (select projeto, subprojeto, servico, centro_custo, data_fim_validade, valor_aprovado
from cpag_350) proj,
(select req_almox_origem, qtde_requisitada
from supr_520
where situacao <> '7') req,
(select nivel_estrutura, grupo_estrutura, subgru_estrutura, item_estrutura, preco_medio
from basi_010) item,
(select pedido_compra
from supr_090) pc,
(select preco_item_comp
from supr_100 where qtde_saldo_item > 0) pcitem
where projeto > 0 and
proj.data_fim_validade is not null
Atualizado o código, porém a dúvida persiste, alguém??
Ahh vale resaltar, olhando a documentação SQL e etc, identifiquei que não é possível adicionar o SUM em subqueryes (como neste caso), dai surge a dúvida como devo fazer para somar os resultados apresentados sobre as colunas desejadas?
Cheguei a conclusão de que não é possível, é necessário fazer o SUM em cada subquery, mas por questão de praticidade decidi migrar para o JOIN, fica a dica para quem visualizar esse tópico...