Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como sincronizar uma base local com uma API

Bom dia, como fazer para fazer o sincronismo das bases. Tipo, o momento em que um usuário possa fazer alguns cadastros e não possua internet naquele momento, então quando chegar em casa(por exemplo) ele possa fazer tipo um upload das informações cadastradas. Se tiver alguma referencia de como fazer isso ajuda também. Desde já muito obrigado.

2 respostas
solução!

Oi Moises, tudo bem ?

Existem diversas estratégias pra fazer isso, uma delas é você no seu app, dado que vai manter as coisas no banco de dados, ter um campo tipo "id-servidor" e quando for null esse valor, assim que tiver internet tu pode enviar todos esses valores e atualizar na sua base, por exemplo.

O problema disso é que as vezes, dependendo da aplicação pode ter algumas complicações, por exemplo, pensa num caso onde você tem um app de vendas e tá sem internet, você tem estoque, no offline, mas quando for vincular com o online, o estoque acabou, e agora ? Então nesses casos, onde a regra de negócios é mais chata, tu vai precisar bolar várias regras, no lado do servidor, para que então ambos consigam ficar atualizados e de fato ser útil.

Sei que peguei um caso bem isolado e tals, mas é só pra tu ter noção que podem ocorrer problemas e é bom ter isso em mente desde já :)

Obrigado pela resposta Matheus, realmente no caso de um app de vendas realmente ai a regra tem que ser mais complexa, eu pensei que poderia ter algum framework/lib que pudesse auxiliar nessa sincronização entre as bases. Esse controle de id é trabalhoso mas acredito que vai funcionar perfeitamente pro meu objetivo, pois estou querendo desenvolver um controle financeiro pessoal.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software