Vocês acreditam que dá pra “silenciar” a mente de verdade durante a meditação? Eu sempre tive dificuldade, tento mesmo, mas não consigo. Teriam alguma dica?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Vocês acreditam que dá pra “silenciar” a mente de verdade durante a meditação? Eu sempre tive dificuldade, tento mesmo, mas não consigo. Teriam alguma dica?
Olá, Fernando. Como vai?
Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem começa a praticar meditação e inteligência emocional. A resposta curta e direta pode te tranquilizar: não é possível (e nem necessário) silenciar a mente de verdade.
O cérebro tem uma função biológica incessante de produzir pensamentos, assim como o coração tem a função de bater. Tentar "silenciar" a mente à força geralmente gera mais ansiedade e frustração, o que é o oposto do objetivo da prática.
O segredo não está em parar os pensamentos, mas em mudar a sua relação com eles. Aqui estão algumas dicas práticas baseadas no que estudamos em Inteligência Emocional:
Uma técnica excelente para lidar com esse fluxo é dar nomes sutis ao que surge. Se vier uma preocupação com o trabalho, diga mentalmente: planejando. Se vier uma memória, diga: lembrando. Isso cria um pequeno espaço entre você e o pensamento, impedindo que você seja "sequestrado" por ele.
Muitas vezes confundimos meditação com um estado de vácuo mental. Na verdade, a meditação de atenção plena (Mindfulness) é sobre estar consciente do que está acontecendo enquanto está acontecendo, mesmo que o que esteja acontecendo seja uma mente barulhenta.
| Mito | Realidade |
|---|---|
| Meditar é esvaziar a mente. | Meditar é observar o conteúdo da mente. |
| Se eu penso, estou falhando. | Se você percebe que pensou, você está meditando. |
| Preciso de silêncio absoluto. | Você pode meditar até no meio do barulho, focando na sua resposta interna. |
Experimente começar com períodos bem curtos, de 3 a 5 minutos, focando apenas em notar quando a mente viajou e trazendo-a de volta. Com o tempo, o intervalo entre os pensamentos naturalmente começa a parecer maior, mas o "silêncio" total é um mito que acaba afastando muita gente de uma prática tão benéfica.
Espero que possa ter lhe ajudado!