Vocês acreditam que dá pra “silenciar” a mente de verdade durante a meditação? Eu sempre tive dificuldade, tento mesmo, mas não consigo. Teriam alguma dica?
Vocês acreditam que dá pra “silenciar” a mente de verdade durante a meditação? Eu sempre tive dificuldade, tento mesmo, mas não consigo. Teriam alguma dica?
Olá, Fernando. Como vai?
Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem começa a praticar meditação e inteligência emocional. A resposta curta e direta pode te tranquilizar: não é possível (e nem necessário) silenciar a mente de verdade.
O cérebro tem uma função biológica incessante de produzir pensamentos, assim como o coração tem a função de bater. Tentar "silenciar" a mente à força geralmente gera mais ansiedade e frustração, o que é o oposto do objetivo da prática.
O segredo não está em parar os pensamentos, mas em mudar a sua relação com eles. Aqui estão algumas dicas práticas baseadas no que estudamos em Inteligência Emocional:
Uma técnica excelente para lidar com esse fluxo é dar nomes sutis ao que surge. Se vier uma preocupação com o trabalho, diga mentalmente: planejando. Se vier uma memória, diga: lembrando. Isso cria um pequeno espaço entre você e o pensamento, impedindo que você seja "sequestrado" por ele.
Muitas vezes confundimos meditação com um estado de vácuo mental. Na verdade, a meditação de atenção plena (Mindfulness) é sobre estar consciente do que está acontecendo enquanto está acontecendo, mesmo que o que esteja acontecendo seja uma mente barulhenta.
| Mito | Realidade |
|---|---|
| Meditar é esvaziar a mente. | Meditar é observar o conteúdo da mente. |
| Se eu penso, estou falhando. | Se você percebe que pensou, você está meditando. |
| Preciso de silêncio absoluto. | Você pode meditar até no meio do barulho, focando na sua resposta interna. |
Experimente começar com períodos bem curtos, de 3 a 5 minutos, focando apenas em notar quando a mente viajou e trazendo-a de volta. Com o tempo, o intervalo entre os pensamentos naturalmente começa a parecer maior, mas o "silêncio" total é um mito que acaba afastando muita gente de uma prática tão benéfica.
Espero que possa ter lhe ajudado!