1
resposta

Como seria a integração de QA no processo do Scrum?

Tenho algumas dúvidas relacionadas ao processo de QA:

O processo de QA deve ficar dentro ou fora da equipe/sprint? Ou seja, devemos ter analistas de QA testando as atividades durante a sprint, ou devemos ter uma equipe à parte de QA testando os itens após o término da Sprint? Dependendo da resposta, seguem as perguntas:

1. Caso o QA esteja inserido no time, não prejudica o fato de, no início da sprint, não haverem itens a serem testados, e em compensação, haverão itens concluídos no último dia e que portanto não haverá tempo de testá-los? E é possível realizar uma integração em uma empresa que terceiriza o serviço de QA? (ou isso não poderia ser feito ao adotar o Scrum?)

2. Caso o QA seja um time a parte, poderia ser, por exemplo, um segundo time scrum com backlog da sprint anterior do time de devs. Mas isso não atrapalharia a gestão? Por exemplo, teríamos dois backlogs para as mesmas tarefas (diferentes kanbans). E, quando uma tarefa fosse reprovada, ela voltaria como um bug na mesma tarefa, ou como uma nova tarefa? Vejo o problema de criar um novo item de bug, já que na verdade o item original não foi entregue funcionando e não pôde ir para produção (embora ainda me pareça mais adequado), porém, trabalhar em cima do mesmo item também significa reabrir um item que já está como entregue (já que os processos são separados) e transitar itens entre backlogs/kanbans distintos.

Obrigado

1 resposta

Oi Vinícius,

Dado o nível de complexidade que o tema se apresenta para mim, tomo a liberdade de compartilhar a leitura de um artigo

Espero que seja útil.