Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como será o futuro do Marketing?

Acho que existe um ponto que é bem importante, e tenho particular interesse em saber mais: o marketing de forma geral será completamente integrado ao digital ou, ainda por alguns bons anos, eles serão tratados de formas diferentes? Acho que esse ponto é importante e o reflexo hoje é que tem muitas empresas e segmentos que ainda dependem muito do marketing tradicional para manter as coisas funcionando. Seria o caso de também esperar que mais segmentos e companhias usem a inovação e transformação digital para que possam, dessa forma, entrarem 100% numa integração plena e sem reservas entre esses dois lados da disciplina?

1 resposta
solução!

Olá Lucas :)

Realmente o futuro do marketing é um debate que já existe desde que o marketing entrou em sua fase 4.0. O marketing como disciplina traz muitos aspectos sem serem digitais, como cultura organizacional de uma empresa, e o outbound marketing em si. Um ponto importante da transformação digital também é a inclusão digital, não são todas as pessoas (pesquisas mostram) que tem acesso e estão ou usam a internet e/ou redes sociais, então as empresas precisam lidar com essa realidade. A transformação digital acontece cada dia mais e mais rápido, com isso o marketing não tem como não incorporar o digital, sem deixar de existir. Vou deixar abaixo duas recomendações de livro que lidam com essas questões da era digital e o marketing:

Marketing 3.0 (Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano)- Philip Kotler

Marketing 4.0 (Marketing 4.0: Do tradicional ao digital)- Philip Kotler

Obrigada por trazer essa discussão! Espero ter acrescentado. Bons estudos, abraços.