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Como ser líder em uma nova empresa?

Com certeza a liderança é uma característica muito importante, há alguns anos eu li um Livro chamado o Monge e o Executivo. Nesse livro o ensinamento é sobre liderança. Considerando um processo natural (em que não há fatores externos), acredito que o líder é escolhido pelo time. O líder é aquela pessoa que se posiciona, ajuda, e normalmente é a pessoa que o time consulta, tira dúvidas. O líder é a pessoa aberta que ajuda a todos. Com isso laços são criados, e trabalhar fica muito mais fácil. Agora, quando você é novo na empresa, onde as pessoas não te conhecem acredito que fica mais difícil ser líder.

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Juliane, tudo bom? Sim, fica mais fácil. Dependendo claro, de como a pessoa alcançou a liderança. Afinal, na vida prática sabemos que existem formas e "formas" de ser colocado em uma liderança.

Voltando, o líder ser uma pessoa da equipe é o caminho feliz e o mais comum. Mas em algumas situações é necessário trazer alguém de fora para essa liderança, o livro O lado difícil das coisas difíceis traz muitas dessas discussões sobre esse tema. Nesses casos, no início você terá que ser mais impositivo em alguns momentos, enquanto se ambienta e aos poucos vai conseguir ter a confiança para delegar. Por isso em muitas mudanças gerenciais os gerentes preferem trocar, aos poucos ou de uma vez, os postos de liderança e coordenação. Particularmente acho isso ruim, mas é uma alternativa bastante utilizada. Prefiro a ideia de ir ganhando a equipe, mostrando que o líder está ali para ajudar e inspirar e não para atrapalhar e boicotar.

Juliane, tudo bem? Caso isso tenha resolvido o seu problema, por favor, marcar como solução. Assim a questão sai da lista de questões sem solução da Alura e facilita a busca por quem tiver o mesmo problema.

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