Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Como selecionar a tag correta, caso ela se repita mais de uma vez?

Olá pessoal, tudo bem?

Utilizo o código abaixo para inserir, via JavaScript, um texto após as tags "<p>" e "</p>" do meu arquivo html:

let paragrafo = document.querySelector('p');
paragrafo.innerHTML = 'Escolha um número entre 1 e 10';

Pergunta-se: Se existirem várias tags "<p>" e "</p>" no meu arquivo html, como ele vai associar aquele conjunto de tags específicas que eu quero que seja alterada?

Obs: Pooooode até ser que a resposta esteja nas próximas aulas, todavia, optei por postar a dúvida antes.

Grato! :)

4 respostas

Esse código:

document.querySelector('p');

Pega a primeira ocorrência, ou seja se tu tiver mais de uma tag 'p', ele vai pegar a primeira. Lembrando que a tag "/p" é o fechamento da tag "p" elas são um conjunto, então se você tem um parágrafo:

<p>
    Alguma coisa aqui
</p>

Não significa que você tem duas tags "p" e sim uma.

solução!

Se você tiver mais de uma tag e precisar pegar uma específica, existem várias formas. A melhor é usar um id (identificador) e pegar a tag por esse ID, provavelmente vais aprender ao longo do curso.

<p id=primeiro-paragrafo">
    O primeiro parágrafo
</p>

<p id=segundo-paragrafo>
    O segundo parágrafo
</p>

Então se quiseres pegar o segundo parágrafo, usa o seletor de id "getElementById()"

document.getElementById('segundo-paragrafo');

Olá, bom dia Melkizedek Franco Müller

De fato imaginei que a melhor forma seria referenciá-la de alguma forma, e pelo visto o caminho é esse mesmo. Seguirei com os estudos simulando esse tipo de ambiente. Mais uma vez agradeço pela ajuda.

Sigamos em frente!

Blz gente! Como dito pelo colega Melkizedek existe diferente forma de fazer isso para obter o mesmo resultado, porém sempre existe as boas práticas. Continue evoluindo na sua jornada que você descobrirá a melhor forma de escrever seu código nesta situação.