1
resposta

Como sei de onde o k8s está pegando as imagens?

Salve pessoal,

Num primeiro exemplo do vídeo, a imagens do ngnix foi baixada do DockerHub. Depois foi utilizado um repositório da Alura. Onde trabalho, também existe um repositório próprio de imagens Docker. Não ficou claro p/ mim como configuro o Kubernetes para acessar esse ou aquele repositório? E como sei que ele está puxando a imagem do repositório que deveria (kubectl describe?)

Abraços,

Fábio

1 resposta

Oi Fábio, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Para isso, você precisa definir um registro de contêiner no Kubernetes, que é onde você especifica o local de onde o Kubernetes deve buscar as imagens.

Existem diferentes maneiras de configurar um registro de contêiner no Kubernetes, mas uma forma comum é usando um objeto chamado "Secret". Um Secret é usado para armazenar informações sensíveis, como credenciais de acesso ao registro de contêiner.

Aqui está um exemplo de como você pode criar um Secret para acessar um registro de contêiner:

apiVersion: v1
kind: Secret
metadata:
  name: registry-secret
  namespace: default
data:
  .dockerconfigjson: <base64-encoded-docker-config-json>
type: kubernetes.io/dockerconfigjson

Neste exemplo, você precisa substituir <base64-encoded-docker-config-json> pelo conteúdo do arquivo ~/.docker/config.json codificado em base64. Este arquivo contém as credenciais de acesso ao seu registro de contêiner.

Depois de criar o Secret, você pode usá-lo em um objeto Pod ou Deployment, especificando o campo imagePullSecrets:

apiVersion: v1
kind: Pod
metadata:
  name: my-pod
spec:
  containers:
    - name: my-container
      image: your-registry/your-image:tag
  imagePullSecrets:
    - name: registry-secret

Dessa forma, o Kubernetes usará o Secret registry-secret para autenticar e acessar o seu registro de contêiner.

Para verificar de onde o Kubernetes está puxando as imagens, você pode usar o comando kubectl describe pod <nome-do-pod> e procurar pela seção "Image(s)" na saída. Lá você encontrará o nome completo da imagem, incluindo o registro de contêiner de onde ela está sendo puxada.

Espero que isso esclareça suas dúvidas!

Um abraço e bons estudos.