Estou usando o linux e quando tentei fazer a conexão no dbeaver deu "Connection refused". Não sei se tem que iniciar algum servidor antes ou é algum erro de conexão.
Estou usando o linux e quando tentei fazer a conexão no dbeaver deu "Connection refused". Não sei se tem que iniciar algum servidor antes ou é algum erro de conexão.
Boa tarde Carlos, tudo certo?
Para se conectar ao banco de dados, você precisa primeiro se certificar que existe um servidor de banco de dados sendo executado. O DBeaver é apenas uma interface para que você possa visualizar gerenciar os dados de forma mais direta.
Eu recomendo executar o banco de dados dentro de um container docker, pois facilita todo o processo de gerenciar. Temos um Alura+ que mostra esse processo, mas infelizmente esse conteúdo está sendo apresentado em uma máquina Windows. Porém boa parte das etapas são análogas para o seu sistema.
Então depois de subir o seu servidor, basta informar no DBeaver os parâmetros corretos, como usuário, senha e porta que você tenha definido para acessar. Lembre-se também de atualizar esses mesmos parâmetros no seu projeto em Node.
Espero ter ajudado e bons estudos!