1
resposta

Como se tornar ágil frente a burocracia?

É necessário que a empresa implemente a metodologia a todos os seus associados para de fato ela se tornar ágil? Se fizermos parte de uma organização burocrática, como podemos romper com este paradigma e encontrarmos o modo mais rápido para tornamo-nos ágeis?

1 resposta

Alexandre, tudo bom?

Não, todos é muita gente..rs..

Ser Ágil é um mindset, onde entendemos que é preciso gerar valor com base em entregas e feedbacks o quanto antes. Quando dizemos que uma empresa é Ágil ela tem essas características em seu DNA e mesmo que nem todos os setores estejam participando disso ela ainda pode ser considerada Ágil.

Essa questão de como fazer isso em empresas burocráticas é bem recorrente. Sempre cito duas formas que funcionam em maior ou menos grau dependendo da cultura vigente. A primeira é a famosa top-down, quando a alta gerência ou presidente patrocinam de forma ativa essa transformação. Ela é dolorosa, mas tem resultados rápidos e algumas vezes capengas. Outra forma é aos poucos, uma equipe toma a iniciativa, as pessoas veem que está dando certo e começam a adotar. Até que em algum momento a alta gerência vê o valor disso e patrocina. Essa é uma mudança mais devagar e também algumas vezes capenga.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software