1
resposta

Como se relacionar com alguém que insiste nos mesmos padrões de comportamento?

A percepção pessoal de determinados comportamentos é muito mais fácil, pois envolve uma questão de vc com vc mesmo. Quando vc observa padrões em outras pessoas, e tenta conversar com elas para entender, já me deparei com situações que a pessoa, normalmente um pouco mais velha, parece que emana um mantra de que sempre foi assim e sempre será. Aí, todo o trabalho que se faz de amadurecimento pessoal, de paciência e de empatia, fica extremamente dificultado, como se vc estivesse nadando contra a maré. Como se relacionar com pessoas assim? Há formas de convencê-las a tentarem mudar seus padrões?

1 resposta

Um livro que trata algo bem próximo disso, "o lado difícil das coisas difíceis". Após todos os momentos de conversa, de empatia, de conciliação, chega um momento que deve haver uma definição. Aquele embate é produtivo? Se existir alguém que seja responsável por definir o fim disso ela deve ser acionada. Se você for essa pessoa talvez seja uma decisão difícil, mas ela tem que ser tomada. Caso seja a outra pessoa, independente da razão, ela tem que tomar a decisão. No caso de uma terceira, ela tem que ter a ponderação necessária para isso. Não tem fórmula mágica, se algo atrapalha o convívio, o rendimento, a produtividade, algo tem que ser feito.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software