Como se faz para gerar um executável Batch em "R" ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como se faz para gerar um executável Batch em "R" ?
Olá Joao, tudo bem? Espero que sim!
Desculpe pela demora em retornar.
Primeiramente, localize o arquivo do R que faz com que os scripts da linguagem sejam executados, essa pasta vai variar dependendo da versão do R instalado em seu computador. No meu computador, o arquivo se encontra na pasta C:\Program Files\R\R-4.0.5\bin com nome Rscript.exe. Provavelmente se você fez a instalação padrão do R, a pasta será a mesma, com a diferença de versão.
Feito isso, crie um bloco de notas e escreva entre aspas o caminho completo do arquivo que localizou, dê um espaço em branco e coloque o caminho do arquivo de script que deseja executar, no meu caso o arquivo estava localizado no caminho C:\Users\Admin\Downloads\Scripts\InstalacaoPacotes.R. Após isso, basta renomear o arquivo para o nome que desejar, substituindo a extensão do arquivo para .bat
Abaixo, você pode acompanhar o processo de criação do arquivo bat através do bloco de notas:

Espero que tenha tirado sua dúdiva.
Estou à disposição. Bons estudos!