1
resposta

Como se edita o arquivo com vim

Como faço para acrescentar a linha no arquivo?

1 resposta

Olá Rafael, tudo bem? Para entrar no arquivo usando o Vim, você deve utilizar o comando:

vi <nome-do-arquivo>

Caso tenha algum erro de permissão, basta usar o sudo da seguinte maneira:

sudo vi <nome-do-arquivo>

Nesse momento o arquivo já vai está aberto. O Vim, funciona apenas usando comandos, e na minha opinião não é muito claro esses comandos, até por isso uso o editor nano, a forma para abrir um arquivo é a mesma do Vim:

nano <nome-do-arquivo>

Ou com o sudo:

sudo nano <nome-do-arquivo>

E acho ele mais simples, por já mostrar quais os principais atalhos de teclado precisamos utilizar para manipular o arquivo, como o nano, basta ir até a linha que deseja, digitar o conteúdo que deseja e depois utilizar o atalho de teclado Ctrl + O, em seguida, na parte inferior da tela será solicitado uma confirmação de novo, se quiser deixar o mesmo nome basta teclar ENTER, se quiser alterar o nome é só apagar o nome atual, digitar o novo nome e teclar ENTER, e para sair do editor basta usar outro atalho de teclado que é Ctrl + X. Na minha opinião acho mais simples de usar do que o Vim, principalmente pra quem está iniciando com editores no terminal.

Porém se mesmo assim, ainda quiser utilizar o Vim, você precisa entender que quando entramos no mesmo ele está em modo "normal", ou seja de execução de comandos. Para editar o arquivo é preciso utilizar um atalho de teclado, você pode escolher qual o melhor deles:

• i - Insere na posição atual, vem de 'insert'
  • I - Insere no começo da linha
  • a - Acrescenta na posição atual, vem de 'append'
  • A - Acrescenta ao final da linha
  • o - Insere na linha abaixo, já criando uma nova linha
  • O - Insere na linha acima, já criando uma nova linha

Após usar algum dos atalhos acima, você pode colocar o conteúdo que deseja, e depois sair do mode de inserção usando a tecla ESC, e depois para salvar as alterações no arquivo com atalho de teclado:

• :w

E por fim para sair do Vim, você pode usar outro atalho:

• :q

Espero ter ajudado!