1
resposta

como salvar alteracoes em um container, e qual a melhor forma de ter sempre a imagem personalizada?

Bom, eu startei um container, adicionei pacotes e realizei alteracoes nesta imagem, minha dúvida é : como eu salvo essas alterações pra que sempre que eu baixa-lá do docker hub, eu tenha minha imagem personalizada?Eu andei realizando o seguinte procedimento:

-    primeiro meu container esta em estado run!
-       faço um commit do container
-      realizo a etiquetagem "tag"
-      depois eu vou e realizo o push lá no meu docker hub.

**observação : apesar disso tudo ele nao mantém os pacotes e informações em que eu atribui.

1 resposta

Olá Gustavo, tudo bem?

O ideal é que essas alterações fiquem no Dockerfile da imagem. Assim, não importa quantos container você gere, ele sempre pegará a mesma configuração.

Caso você esteja utilizando um container de banco de dados, por exemplo, e deseja persistir os dados esses dados na máquina local, ou então deseja salvar os dados de um diretório do container na máquina local, o ideal seria criar um volume que mapeasse os dados do container para um diretório na máquina local.

Dessa forma utilizando os volumes, você pode sempre apagar um container e criar outro apontando para o mesmo volume da máquina local que os dados salvos no volume são sincronizados com o container.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software