Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como saber se já estou pronto para trabalhar como front-end?

Bom dia! Há um bom tempo venho me perguntando quanto e o que mais preciso aprender para realmente buscar uma vaga na área, mas sempre fico com a sensação de que ainda não sei o suficiente. Até o momento aprendi:

• HTML, CSS e JS
  • PHP
  • SQL
  • HTTP
  • GIT / GitHub

Também fiz alguns cursos de acessibilidade e SEO básico. Eu já venho de um background de programação pois estudava programação de jogos, então também tenho bom conhecimento em programação orientada a objetos. Tenho muito conhecimento em produção audiovisual e artes, então é bem fácil pra mim também criar meus próprios layouts e temas. Também falo inglês fluente (autodidata).

Finalizei meu primeiro site de portfólio ontem utilizando HTML, CSS e JS, também fiz uso do PHP para envio de e-mails com upload de arquivos e controle de acesso e segurança bem básica. A parte de HTML, CSS e JS hoje está bem tranquila pra mim, não tenho muitas dúvidas e consigo executar tudo que planejo. Estou praticando agora PHP pois me interesso tanto em Front-End quanto Back-End e o PHP foi um meio termo que me chamou muito a atenção.

Esse são alguns dos meus conhecimentos, pelo menos os que acredito serem mais importantes pra Front-End. Seria isso suficiente? Ou deveria antes focar em praticar e construir alguns projetos de portfólio? Ou talvez ainda tenha que focar em outras tecnologias que ainda não aprendi?

Enfim, agradeço desde já, toda ajuda é sempre bem vinda! <3

2 respostas
solução!

Olá Gabriel, tudo bem?

Parabéns por todo o conhecimento que você já adquiriu até agora! Pelo que você descreveu, já possui uma boa base em HTML, CSS e JS, além de ter conhecimento em PHP, SQL, HTTP, GIT/GitHub e ter feito cursos de acessibilidade e SEO básico. Além disso, ter habilidades em produção audiovisual e artes é um grande diferencial na área de front-end.

No entanto, sempre há algo novo para aprender e se aprimorar. Acredito que construir alguns projetos de portfólio pode ser uma boa ideia para consolidar seus conhecimentos e mostrar suas habilidades para possíveis empregadores. Além disso, você pode considerar aprender outras tecnologias que são bastante utilizadas na área de front-end, como React, Angular e Vue.js.

Mas, acima de tudo, é importante lembrar que a área de tecnologia está em constante evolução e sempre há algo novo para aprender. Então, continue estudando e praticando sempre que possível. É uma boa você olhar o que estão pedindo nas vagas que você se interessou e focar nas tecnologias pedidas nela.

E também, acredito que você nunca terá o 100% que pedem nas vagas, então você pode aproveitar para se candidatar mesmo assim. E ir ganhando experiência com as entrevistas e feedbacks.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Um abraço.

Sei que nessa área estarei sempre estudando e buscando novos conhecimentos e é algo que gosto naturalmente de fazer, a questão seria mesmo o necessário para iniciar e conseguir meu primeiro trabalho na área. Fiquei me perguntando mais se além de banco de dados, http, e as linguagens usadas pra front-end/backend haveria algo além para aprender ao menos para cobrir os básicos. Vejo muita recomendação para React e Angular e acredito que talvez seja o próximo passo de estudo enquanto vou construindo outros projetos pro meu portfólio.

Agradeço muito pelo retorno!