Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como saber se já estou avançado em Sql

Minha dúvida é se já saber sobre tudo até procedures, triggers, etc ... já qualificaria alguém como um desenvolvedor sql avançado, estou na minha terceira linguagem sql e as coisas que já sei dou uma breve revisada e o que não estou tão convicto estudo até aprender de fato.

Percebi que todos os cursos que fiz de sql ministrados pelo Professor Victorino sempre terminam na parte de programas sql(tirando a parte de administração). Queria saber se existe mais assuntos avançados, e se existir, se tem algum curso pensado sobre o assunto vindo para plataforma ou sendo planejado .

3 respostas

Oi Guilherme, tudo tranquilo?

Saber sobre PL/SQL te torna sim, um desenvolvedor SQL. Você vai saber se está avançado conforme for praticando o que aprendeu e para isso, vou deixar para você essa lista de exercícios para praticar. É muito importante estar sempre revisando e praticando o que já sabe, pois isso nos deixa mais confiantes.

Em relação a assuntos avançados, temos outras formações de banco de dados aqui na Alura que abordam o PL/SQL de cada banco.

Vi que está fazendo a formação do Oracle, então deixo aqui pra você um material que pode complementar o seu conhecimento: PL/SQL Domine a linguagem do banco de dados Oracle.

Qualquer coisa podemos ir conversando sobre, tá bom? :)

Olá Maria, obrigado pelas recomendações.

Eu já havia feito a formação de Mysql porém em outra conta, no caso uma criada pela faculdade qual estou matriculado, foi a primeira linguagem SQL que estudei. Eu atualmente estou fazendo a formação em SQL Server e planejo depois ir para um linguagem NoSQL como MongoDB, etc..

Mas seria correto afirmar que procedures, triggers, funções, cursores e etc já estão na categoria avançada sobre desenvolvimento SQL ?

solução!

Olá Guilherme,

É interessante ter a visão de banco de dados relacionais e não relacionais. Recomendo também que veja os cursos de modelagem de banco de dados, vai te ajudar a entender melhor a estrutura e avançar mais os seus conhecimentos.

Sim, procedures, triggers, funções, cursores e etc já estão na categoria avançada sobre desenvolvimento SQL.

Qualquer coisa é só falar, tá bom? :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software