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Como saber se as TAGS fora indexadas pelo google

Olá,

Pessoal minha dúvida fez eu chegar no curso (que ainda vou começar), mas preciso de uma resposta para meu cliente.

Somos uma software house e não fazemos trabalho de mkt (ainda), enfim entregamos um projeto para um cliente (site+app web) e ele começou o "SEO" dele.

Nos mandou uma receita de bolo do google que dizia para criar um sitemap.xml e um robots.txt e no cabeçario (que ele colocou mais de 30 palavras)

Mas agora ele chega para nós e mostra que pesquisa o site dele é a 3 pagina do google e que no painel google console search as pessoas que chegaram no site, foi pesquisando palavras nada haver com as tags.

Outro ponto que ele defende é que no painel do google adwords o site é muito mais visto e com as mesmas tags. Meu ponto e pedido de ajuda é no sentido de qual ferramenta uso para mostrar para ele que a minha empresa fez a parte dela, ou seja, entregou para ele o site e colocou a receita de bolo e o google aceitou, mas que isso não é sinônimo de sucesso (afinal se fosse fácil não haveria cursos e empresas só para fazer isto).

Obrigado, Tiago

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Olá Tiago! Como vai?

Primeiramente, a própria documentação do Google deixa claro que apesar de existirem boas práticas, não existem "segredos para levar seu site automaticamente ao primeiro lugar da Pesquisa Google" . Você pode conferir no texto abaixo:

https://support.google.com/webmasters/answer/7451184?hl=pt-BR

Toda essa documentação pode embasar seu trabalho, e mostrar que o que foi feito está dentro do recomendado.

Não se essa é a melhor saída, mas aqui vai uma ideia: busque pela empresa no Google, com base nas palavras chave e título que você configurou, e veja qual o posicionamento quando essas palavras são utilizadas! Se estiver em primeiro, ou segundo, isso é um ótimo sinal de que seu trabalho teve impacto positivo.

É importante entender que a otimização de SEO é um processo à longo prazo, que envolve uma série de testes, análises e elaboração de novas hipóteses.

Com a ferramenta Google Analytics, você pode fazer um estudo mais aprofundado dos usuários que chegam na página através da busca orgânica. (Se essa busca aumentou, quando aumentou, quem são essas pessoas, palavras chave, de onde elas vem, etc)

A cada nova mudança no site, pode-se ter uma ideia se essa mudança teve impacto ou não, através da análise temporal das métricas disponíveis. (Observe se existe aumento do fluxo de usuários vindo da busca orgânica após a mudança ter sido implementada).

Espero que isso ajude!

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