Boa tarde. Diante de uma elaboração de uma consulta, como tenho que identificar por qual tabela dar início a consulta? Qual tabela deverá iniciar o From?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde. Diante de uma elaboração de uma consulta, como tenho que identificar por qual tabela dar início a consulta? Qual tabela deverá iniciar o From?
Boa Tarde!
Não há uma regra definida para isso. Mas o caminho é olhar para a pergunta. Na atividade que se refere a essa dúvida o professor fala: "Precisamos então pegar a média das notas de um aluno em cada curso."
Vemos que o que ele quer pegar é a média das notas, ou seja as notas. Onde elas estão? Na tabela notas, então é pra lá que vou e ponho ela como tabela principal da minha consulta.
Depois ele pergunta "Quantos alunos temos matriculados em cada curso?"
Vemos que ele quer pegar a quantidade de aluno nos cursos então vamos começar com a tabela de cursos pois tem a informações dos cursos.
Daria para fazer de outra forma? Com certeza, mas o professor escolheu uma forma para exemplificar.
No seu dia a dia conforme vai pegando experiência em SQL vai ficando mais natural e quando menos perceber vai estar escrevendo consultas na mesma facilidade que escreve português.
Muito bom. Obrigado.