Tenho muita dificuldade em identificar ponto forte, acabo achando que não tenho nenhum.
Tenho muita dificuldade em identificar ponto forte, acabo achando que não tenho nenhum.
Oi, Stella, tudo bom?
Ter dificuldade em identificar pontos fortes é mais comum do que parece, principalmente porque muitas vezes associamos “ser bom” apenas a algo extraordinário ou muito acima da média. Na prática, pontos fortes também estão presentes em comportamentos cotidianos e habilidades que você executa com mais naturalidade do que outras pessoas.
Um caminho interessante é observar situações do seu dia a dia. Por exemplo, quando você precisa resolver um problema em um projeto, você tende a organizar as etapas com clareza? Isso pode indicar um ponto forte em organização ou pensamento estruturado. Em trabalhos em grupo, você costuma escutar mais, mediar conflitos ou ajudar colegas com dúvidas? Isso pode revelar empatia, comunicação ou colaboração. Até mesmo algo como aprender uma ferramenta nova com facilidade ou persistir em uma tarefa difícil já aponta para pontos fortes como autonomia ou resiliência.
Por exemplo: imagine duas pessoas estudando programação. Uma entende rapidamente a lógica por trás do código, enquanto a outra pode não ter essa facilidade inicial, mas é extremamente persistente e não desiste até resolver. Ambas possuem pontos fortes diferentes, e nenhum deles é menos válido.
Também vale prestar atenção no que te dá sensação de fluidez. Aqueles momentos em que você está fazendo algo e o tempo passa sem perceber costumam indicar habilidades que estão mais desenvolvidas. Se você gosta de explicar conteúdos, pode ter facilidade com didática. Se gosta de testar, ajustar e melhorar algo até funcionar bem, pode ter um ponto forte em análise ou atenção a detalhes.
Com o tempo, à medida que você registra essas percepções e observa padrões, fica mais fácil reconhecer seus pontos fortes de forma mais clara e realista.
O fórum está à disposição caso queira compartilhar exemplos do seu dia a dia para analisarmos juntos.
Siga firme nos seus estudos.
Abraços :)