Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como reter o conhecimento mais fácil?

Olá.

Estou tendo contato agora com alguns conceitos, como Proxy e Factory e é tudo muito novo, pelo menos em meu caso, e vai aumentar com o andamento do curso.

Mesmo fazendo os exercícios estou tendo um pouco de dificuldade em entender 100% e reter o conhecimento. Se eu ficar uns dias sem encostar nisso acredito que grande parte eu terei esquecido.

Pergunta: Como faço para entender e reter melhor isso? Criando projetos para aplicar os conceitos? Vários deles, até eu ter certeza de ter entendido tudo?

Se for esse o caso, que ideia de projeto sugerem?

Obrigado.

2 respostas
solução!

Oi Phillip, tudo bem? Isso é normal, conforme a gente vai estudando e avançando, algumas coisas vão parecendo ser complicadas demais para lembrar e memorizar, o mais legal disso tudo é que você não precisa decorar tudo isso.

É natural que a gente esqueça como exatamente algo era feito, a prática ajuda a fixar sim, mas não é em todos os projetos que você vai conseguir aplicar tudo o que aprender. Algumas vezes a gente precisa rebuscar esse conhecimento, reler aquele post, rever aquele vídeo, eu mesmo faço isso vez ou outra mesmo com alguns anos trabalhando com desenvolvimento.

A dica é: se apegue aos conceitos por trás da ideia que é mostrada na aula. Padrões como Proxy, Factory e vários outros que vai aprender estão todos descritos em livros, post blogs que você sempre poderá consultar.

Leva um tempo mesmo, não se apresse, faça seus projetos, pratique nos exercícios, faça pesquisas complementares e se ainda quiser fazer mais, que tal ensinar a alguém? escrever um blog post explicando o que aprendeu.... pensar em um exemplo diferente do da aula onde o que aprendeu também poderia ser utilizado...

Essas são todas formas de fixar melhor. Você só precisa identificar qual delas é melhor pra você. Pra mim, rever a aula, fazer uma leitura complementar e fazer um outro exemplo já funciona bem. Mas vez por outra me pego ensinando pra alguém ou escrevendo um post, mesmo sem publicar :)

Obrigado Wanderson!