3
respostas

Como responder a pergunta sobre tamanho de Sprint factível de um projeto de software se eu não trabalho com software?

Não trabalho com programação de software, mas na pergunta "Qual das alternativas abaixo parece um tamanho de Sprint mais factível para um projeto de software?", responderia 2 meses, pois acredito eu que existem projetos mais simples e outros mais complexos.

3 respostas

Olá, Kendy! Tudo bem?

Seu pensamento está correto, realmente existem projetos mais simples e outros mais complexos, que demandarão tempos diferentes para que suas entregas aconteçam. Contudo, de acordo com o Scrum Guide:

"O coração do Scrum é a Sprint, um time-boxed de um mês ou menos, durante o qual um “Pronto”, versão incremental potencialmente utilizável do produto, é criado. Sprints tem durações coerentes em todo o esforço de desenvolvimento. "

Mesmo em outros contextos, fora do ambiente de desenvolvimento de software, se formos empregar o Scrum devemos nos atentar a este tempo. Aqui na Alura, por exemplo, nos organizamos em times Scrum para criar os conteúdos disponibilizados na plataforma (Cursos, artigos, Alura+,...). A Sprint da minha equipe, de Gestão e Inovação, possui atualmente um time-box de duas semanas, outras equipes utilizam o time-box de um mês, e vamos adaptando este tempo para ficar condizente com as entregas que serão apresentadas ao final do período. Porém, não é interessante ultrapassar o tempo de um mês, pois demoraríamos muito para apresentar as entregas e colher feedbacks, indo contra os princípios da agilidade.

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum.

Abraços e bons estudos!

Boa tarde Guilherme, perfeito, grato pela resposta, realmente não me atentei ao time-boxed de 1 mês. Obrigado! Abs, Kendy

Boa tarde, Kendy!

Por nada! Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software