Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Como resolve erro ao tentar rodar app ionic 2 no celular?

Erro :

ANDROID_HOME=/home/usuario02/Android/Sdk
JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-8-oracle
Error: Could not find gradle wrapper within Android SDK. Might need to update your Android SDK.
Looked here: /home/usuario02/Android/Sdk/tools/templates/gradle/wrapper


[ERROR] Cordova encountered an error.
        You may get more insight by running the Cordova command above directly.

[ERROR] An error occurred while running cordova run android --device (exit code 1).
7 respostas

Me parece que a versão do SDK que vc tem na sua maquina não é compatível com a versão do SDK que está na sua aplicação

Você esta usando um SDK do Android, perfeito, mas ele não tem o Gradle para fazer o build do projeto.

Você precisa baixar o build tools dentro do SDK. NO curso, eu sugiro usar o Android Studio abrindo-o uma vez e deixando que ele baixe as dependências.

O erro continua.

ANDROID_HOME=/home/usuario02/Android/Sdk JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-8-oracle Error: Could not find gradle wrapper within Android SDK. Might need to update your Android SDK. Looked here: /home/usuario02/Android/Sdk/tools/templates/gradle/wrapper

[ERROR] Cordova encountered an error. You may get more insight by running the Cordova command above directly.

[ERROR] An error occurred while running cordova run android --device (exit code 1).

O Gradle wrapper ainda não foi baixado. Você baixou o build tools dentro do SDK? A mensagem de erro diz que o SDK que esta no seu path não tem o gradle wrapper, ele vem no build tools.

É o mesmo problema dessa galera aqui

https://forum.ionicframework.com/t/error-could-not-find-gradle-wrapper-within-android-sdk-might-need-to-update-yo-ur-android-sdk/22056/18

Ou há um problema nas suas variáveis de ambiente. Linux ou MAC é case sensitive, dá uma verifica no nomes das variáveis e nos caminhos que você digitou.

Dá uma conferida nessa reposta minha

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-erro-ao-fazer-build-para-android-37661

Também não consegui rodar o build do ionic para android. Mesmo erro do Gradle

solução!

Estudando a estrutura, notei que que no meu SDK, baixado pelo Android Studio, não há a pasta "templates" dentro de "tools". E é justo lá que o Ionic vai buscar o Gradle...

Baixei então o release do android sdk em que esta estrutura está presente. A versão 25.2.3

Copiei a pasta "templates" para dentro do meu SDK e....bingooooo

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software