4
respostas

Como representar dados

Bom dia!

Sempre que estou modelando os meus projetos, fico com dúvidas sobre qual o tipo de representação devo usar para modelar algumas situações, por exemplo:

  • Dependência de valores entre atributos: sei que o valor do atributo A varia de acordo com o valor do atributo B. Como representar isso em um diagrama?

  • É correto modelar o fluxo de dados e atributos através da UML? Se sim, qual dos diagramas seria adequado para isso?

Espero que possam me ajudar!

Obrigado,

4 respostas

Fala ai Allef, tudo bem ?

É correto modelar o fluxo de dados e atributos através da UML? Se sim, qual dos diagramas seria adequado para isso?

  • nesse caso você pode sim usar a uml para fazer isso, para a parte de atributos e tals o mais recomendado é o diagrama de classe. Já para o fluxo, acredito que o de sequencia te atenda.

É correto modelar o fluxo de dados e atributos através da UML? Se sim, qual dos diagramas seria adequado para isso?

  • Nesse caso, acredito que o diagrama de sequencia conseguiria demonstrar essa dependencia

Oi Matheus, tudo certo?

Pensei no diagrama de classes também, mas graficamente, não sei como representar a regra de negócio para dependência de valores. Isso é possível com este diagrama.

Quero aprender a representar as propriedades de valor default ou auto-calculados também.

Para deixar mais claro o uso que pretendo fazer: quero representar uma entidade de dado mestre e a regra de negócio que determina as suas propriedades. Por isso desejo uma representação gráfica inteligível no nível de negócio, mas padronizada (estou descartando BPMN, rs)

Agradeço desde já,

Oi pessoal

Alguma luz sobre esse assunto?

Abraços,

Fala ai Allef, tudo bem ?

Cara acho que isso possa te ajudar :

Tá bem explicado como modelar a regra de negócio juntamente com as classes

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software