1
resposta

Como representar atributos multivalorados e compostos no modelo lógico

Tenho uma tabela que possui um atributo para informar o status do serviço. As opções pré definidas são: executado, executando e a executar. Como posso representar isso no modelo lógico? Tenho a mesma situação para tipo de serviço.

1 resposta

Olá Raquel, tudo bem?

Quando estamos lidando com atributos que possuem valores pré-definidos, como o status do serviço (executado, executando, a executar) e o tipo de serviço, uma boa prática no modelo lógico é utilizar o conceito de domínios ou tabelas de referência.

Para o atributo "status do serviço", você pode criar uma tabela separada chamada "StatusServico" que contenha todos os possíveis valores de status. Essa tabela pode ter dois campos: um "IDStatus" como chave primária e um "DescricaoStatus" para armazenar a descrição do status (executado, executando, a executar). No modelo lógico, a tabela principal 'Serviço' que contém o serviço referenciaria o "IDStatus" da tabela "StatusServico".

Diagrama de modelo lógico composto por dois retângulos representando tabelas. A tabela superior se chama StatusServico e contém duas linhas internas indicando os campos. À esquerda aparece PK. À direita aparecem os atributos IDStatus e DescriçãoStatus. Abaixo dela há uma linha conectando com a tabela inferior. A tabela inferior também se chama StatusServico. À esquerda aparece PK para o campo IDServiço e abaixo FK para o campo IDStatus. À direita aparecem os atributos IDServiço, Descrição e IDStatus. A conexão indica que IDStatus da tabela inferior referencia IDStatus da tabela superior.

O mesmo conceito pode ser aplicado ao "tipo de serviço". Você pode criar uma tabela "TipoServico" com um "IDTipo" e uma "DescricaoTipo". A tabela principal referenciaria o "IDTipo" da tabela "TipoServico".

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!