Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Como reorganizo meus pensamentos em momentos de estresse

Pra mim, o primeiro passo é perceber o pensamento negativo assim que ele aparece, em vez de tentar ignorá-lo. A partir daí, costumo seguir algumas estratégias:

a) Questionar o pensamento: paro e pergunto se aquilo é um fato ou só uma suposição gerada pelo estresse do momento;

b) Lembrar de situações parecidas que já resolvi antes, pra reforçar que sou capaz de lidar com aquela também;

c) Trocar a frase negativa por uma mais realista - em vez de "não vou dar conta", algo como "vou fazer o meu melhor com o tempo que tenho";

d) Respirar fundo e focar só no próximo passo, não no problema inteiro, o que ajuda a destravar a decisão;

e) Depois que a decisão é tomada, evitar ficar remoendo o que já passou e olhar só pro que ainda dá pra ajustar.

Com a prática, ficou mais fácil identificar quando o pensamento é só a ansiedade falando mais alto que a razão, e isso muda bastante a forma como eu encaro os desafios do dia a dia.

1 resposta

Oi, Eduardo. Tudo bem com você?

Sua reflexão sobre como reorganizar os pensamentos em momentos de estresse traz estratégias bem aplicáveis ao contexto da atividade. A ideia de perceber o pensamento negativo antes de simplesmente tentar ignorá-lo é especialmente interessante, porque permite analisar se aquela percepção corresponde aos fatos ou se está sendo influenciada pelo estresse do momento. Você também relacionou esse processo com experiências anteriores e com a capacidade de substituir pensamentos muito negativos por uma perspectiva mais realista.

Outro ponto importante é a forma como você separou o problema em partes menores. Em uma situação de pressão, pensar apenas no próximo passo pode tornar uma decisão mais objetiva, em vez de tentar solucionar tudo ao mesmo tempo. Por exemplo, diante de uma tarefa inesperada no trabalho, em vez de pensar "não vou conseguir fazer isso", seria possível identificar primeiro o que precisa ser resolvido naquele momento e quais informações estão disponíveis para tomar a decisão. Depois, revisar o resultado e identificar o que pode ser ajustado também contribui para transformar a experiência em aprendizado.

Pensando nas situações do seu dia a dia, qual dessas estratégias você considera mais difícil de aplicar quando o nível de estresse está mais alto?

Parabéns pela reflexão e por compartilhar sua experiência no fórum. Continue relacionando os conceitos do curso com situações reais, pois isso ajuda a perceber como eles podem ser aplicados na prática. O fórum está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!