Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como remover um app sem excluir a base de dados?

No exemplo de exclusão do App de Pessoas, foi feito o drop da base de dados como um todo. No entanto, em uma base em ambiente produtivo isso não seria viável. Qual seria a melhor forma para proceder removendo as dependências e fazendo as migrações?

2 respostas
solução!

Fala Lucas, como vai?

Como o projeto do curso não estava baseado num cenário de produção, fizemos um drop no banco. Porém, no caso de um projeto em produção, caso a remoção do app fosse algo extremanete necessário para aplicação, o ideal seria criar uma backup do banco, alterar o lado Django removendo o app em questão, criar a nova base de dados e adicionar os dados vinculando com os modelos desejados, sem utilizar o app apagado.

Repare que num ambiente de produção, não é algo simples. A exclusão de um app é possível, conforme vimos nno curso, porém assim como falo no vídeo, demanda muito cuidado.

Portando, a melhor forma de proceder num ambiente em produção seja remover as dependências do lado do Djando sem deletar o app, realizar a nova migração e do lado do banco manter os dados na tabela/modelo corretos.

Deu para ter uma idéia?

: )

Entendi. Muito obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software