Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como relacionar identidade visual com os valores da marca?

Olá! Durante a aula tive uma dúvida sobre a identidade visual. Foi apresentado na aula três tipos de linhas criativas, mas nenhuma me transmitiu uma sensação ligada à marca que eu quero construir em meu projeto empresarial.

Atualmente fui contratado para fazer uma logo para uma página de Ciência e tecnologia, voltada para um público universitário.

Como eu poderia buscar por boas referências? Digo isso mesmo usando o site referenciado em sala.

Muito obrigado pela atenção, Rafael

2 respostas

Olá Rafael, tudo bem?

Sempre que eu quero buscara inspiração / referências para meus desenvolvimentos de layout eu procuro sites como o FreePik.

Segue link: https://br.freepik.com

Tem bastante coisa de layout para se inspirar!

Abraços!

solução!

Fala, Rafael

Tudo bem?

Sites como o Freepik, mencionado pelo Cayo, são interessantes porque nos permitem encontrar assets para os nossos trabalhos, como imagens e vetores. Nessa linha, temos ainda o The Noun Project para ícones e para imagens o Pexels e o Unsplash.

Porém, para uma busca voltada para linha editorial recomendo que você visite plataformas voltadas para compartilhamento de portfólios, como:

  • O Behance, onde há muitos trabalhos de identidade visual. Experimente pesquisar com palavras-chave em inglês. No seu caso específico, encontrei estes resultados aqui, com os termos "ciência" e "marca de tecnologia". Veja se são interessantes.

  • E o Dribbble, que é mais voltado para trabalhos web. "Tecnologia", por exemplo, tem estes resultados.

Mais imporante do que as ferramentas de pesquisa é você refletir sobre os conceitos fundamentais da marca que está trabalhando. "Ciência e tecnologia" são as palavras mais óbvias (e portanto as mais fáceis para procurar similares) para o seu site, mas tente entender quais são os valores por trás dele. Podem ser qualidades simples, como "agilidade", "confiança" e "segurança", mas que caberá a você identificar junto ao seu cliente. A partir deles, sua busca por referências será muito mais ampla e você vai notar que o setor de atuação do negócio não é tudo e que, muitas vezes, empresas com naturezas de atuação bem diferentes compartilham dos mesmos valores e isso se traduz em seus logos. Note como todas estas marcas aqui usam o azul mesmo sendo de campos muito distintos. E que o inverso também ocorre: empresas do mesmo ramo não tem identidades parecidas. Facebook e Instagram, por exemplo, são ambas redes socias, mas pense o quão diferentes são seus logos.

Espero ter te ajudado! Se tiver outras dúvidas ou quiser conversar mais sobre isso, fique à vontade.

Abraços e bons estudos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software