Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como que eu posso saber exatamente o que eu quero?

Olá! Para a minha duvida, atualmente eu sou estag no Banco mas faço algo não voltado para a área mas porém também faço algumas coisas relacionadas a área tec. já fiz algumas automatizações com Python mas com a ajuda da IA. estou no meu penúltimo semestre de GTI e já trabalhei como suporte em ERP onde não pude aprender muita coisa e com oracle sql onde aprendi noções básicas de SQL. A questão é: Como saber exatamente onde devo me aprofundar e estudar? pois apesar dessas minhas experiencias, ainda me sinto iniciante no assunto.

2 respostas

Oi, Ryan

A Alura criou o TechGuide.sh para ajudar na sua jornada de aprendizado.

Um mapeamento das principais tecnologias demandadas pelo mercado, com nossas sugestões e opiniões.

solução!

Olá, Ryan! Tudo bem?

Entender exatamente onde você quer se aprofundar na área de tecnologia pode ser desafiador, especialmente com tantas opções disponíveis. Aqui estão algumas sugestões que podem te ajudar a encontrar um caminho:

1. Explore suas experiências passadas: Pense nas atividades que você já realizou e que mais te entusiasmaram. Você mencionou que já trabalhou com automatizações em Python e teve contato com SQL. Refletir sobre o que você gostou ou não nessas experiências pode te dar pistas sobre suas preferências.

2. Identifique suas habilidades e interesses: Faça uma lista das habilidades que você já possui e das áreas que te interessam. Isso pode incluir programação, análise de dados, desenvolvimento web, entre outros. Tente alinhar suas habilidades com seus interesses.

3. Pesquise sobre as áreas: Investigue mais sobre as diferentes áreas de tecnologia. Leia artigos, assista a vídeos ou faça cursos introdutórios para ter uma noção melhor do que cada área envolve. Isso pode incluir desenvolvimento de software, ciência de dados, segurança da informação, entre outros.

4. Converse com profissionais da área: Tente entrar em contato com pessoas que já trabalham nas áreas que te interessam. Pergunte sobre o dia a dia delas, os desafios que enfrentam e as habilidades necessárias. Isso pode te dar uma visão mais clara do que esperar.

5. Experimente projetos pessoais: Se possível, tente desenvolver projetos pessoais em áreas que te chamam a atenção. Isso pode te ajudar a descobrir o que realmente gosta de fazer e onde gostaria de se especializar.

6. Avalie o mercado de trabalho: Considere também as tendências do mercado de trabalho e as áreas em crescimento. Isso pode te ajudar a tomar uma decisão mais informada sobre onde investir seu tempo e esforço.

Lembre-se de que é normal se sentir iniciante e que a jornada de aprendizado é contínua. O importante é dar o primeiro passo e estar aberto a novas experiências.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.