1
resposta

Como quantificar a quantidade de Donos de Produtos e Scrum Masters numa empresa?

Bom dia! Se eu for implementar o scrum dentro de uma organização, como eu posso quantificar os profissionais para contratação? Por exemplo: Eu tenho um time de TI que atende uma corporação de grande porte , subdivido em 3 grandes grupos de sistemas: Vendas, Operacional e Backoffice. O time está subdivido em 3 equipes especialistas para atender esses 3 grupos de sistemas. O Time atende certa de 20 projetos por anos, projetos que podem estar interligados entre os sistemas ou não. Como eu posso mensurar a quantidade de Donos de produtos e Scrum Masters que precisam haver para atender todas as demandas sem sobrecarregar os profissionais?

1 resposta

Olá, Yoshio. Tudo bem?

Desculpa a demora para responder.

Segundo o Scrum Guide 2020, o ideal é que o time Scrum tenha até 10 pessoas com exceção do Product Owner e o Scrum Master, então a cada 10 pessoas no máximo tem um PO e um SM.

"O Time Scrum é pequeno o suficiente para permanecer ágil e grande o suficiente para concluir um trabalho significativo dentro de um Sprint, normalmente 10 ou menos pessoas." Fonte: https://scrumguides.org/scrum-guide.html

É importante verificar como realizar essa divisão dentro do seu contexto, como as áreas e atuações podem ser separadas, com o objetivo de manter a agilidade e não ter sobrecarga.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software