2
respostas

como pular de linha no vim

se tem um jeito de pular linha quanto eu estiver digitando sem eu apertar esc exemplo no vscode se eu estiver digitando e estiver no meio da frase eu aperto ctrl + enter, e pula para linha debaixo. nao teria algo parecido com o vim? obrigado

2 respostas

Realmente apertar <"Esc"> diversas verses para alternar entre os modos não é nada usual, e há algumas maneiras de redefinir o Escape no vim. A comumente mais utilizada é definir mappings para executar funções ao pressionar determinadas teclas.

[https://vim.fandom.com/wiki/Avoid_the_escape_key]

O link acima define o seguinte mapping :

imap jj <Esc>

Em termos práticos, você está "dizendo" ao Vim, que ao pressionar "jj" execute <"Esc">, voltando assim pro modo normal.

Logo para executar o que você busca, o mapping seria algo do tipo:

imap jk <Esc>o

Com isso você executaria os mesmos procedimentos do mapping anterior, em seguida do "o" que por sua vez acrescenta uma nova linha abaixo do cursor.

Para adicionar uma nova linha acima do cursor:

imap jl <Esc>O

Lembrando que as combinações de teclas utilizadas podem ser trocadas por outras.

Não sei bem como funciona a questão de marcar como resolvido, mas caso essa responsabilidade caiba a você, por favor assinalar, ou se tiver mais alguma duvida comente. Abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software