2
respostas

Como publicar API em SSL?

Criando uma VM para rodar node e consumido RDS do MySql como faço para a minha aplicação rodar em SSL ?

2 respostas

Olá, Lucas.

Tudo bem?

Para fazer sua aplicação Node.js rodar em SSL, você precisará de um certificado SSL. Existem várias maneiras de obter um, mas uma das mais comuns é usando o Let's Encrypt, que fornece certificados SSL gratuitos.

Aqui estão os passos básicos que você pode seguir:

  1. Instale o certbot, que é a ferramenta que vamos usar para obter o certificado SSL do Let's Encrypt. A maneira de instalar depende do seu sistema operacional, mas geralmente você pode usar o gerenciador de pacotes do seu sistema.

  2. Execute o certbot para obter o certificado. O comando exato depende do seu servidor web, mas geralmente é algo como certbot --apache. O certbot vai pedir algumas informações e então vai obter o certificado para você.

  3. Configure o Node.js para usar o certificado SSL. Você vai precisar modificar o código da sua aplicação para isso. Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:

var fs = require('fs');
var https = require('https');
var app = require('express')();

var options = {
    key: fs.readFileSync('path/to/key.pem'),
    cert: fs.readFileSync('path/to/cert.pem')
};

https.createServer(options, app).listen(3000, function () {
    console.log('App rodando em SSL na porta 3000!');
});

Neste exemplo, substitua 'path/to/key.pem' e 'path/to/cert.pem' pelos caminhos para a chave privada e o certificado que você obteve com o certbot, respectivamente.

Lembre-se, este é um exemplo básico e a implementação real pode variar dependendo das necessidades específicas da sua aplicação.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Hm acho que meu erro então foi não ter essa parte de chamada https "var https = require('https')..." associada em meu código.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software