1
resposta

como proceder no processo de prototipagem

Boa noite nesta a professora Fabiola recomenda a prototipagem de um aplicativo em papel antes o investimento esse procedimento é valido quando se constrói um sistema maior?Por que fico imaginando fazer um sistema só no papel e depois codificar são dois trabalhos que trabalham em separado eu acredito estou errado? Se ao final, passado por todo os processos de construção do sistema construindo o MVP temos um produto mas incompleto. Se isso for verdade como eu consigo entrar no mercado de sistemas , seja qual for, com um produto inacabado???

1 resposta

Wagner, tudo bom? Sobre o "aplicativo de papel", ele serve sim para problemas maiores assim como partes de problemas. Mas seguindo o conceito de MVP seu aplicativo não deve ser "maior" e sim "suficiente".

Sobre a sua colocação, imagine o contrário. Imagine construir um super-sistema, ficar 6 meses, um ano construindo esse sistema, codificando. Ai depois desse tempo todo dá errado. O que teria sido melhor, prototipar e validar ou construir e validar? Não vejo como dois trabalhos, vejo como duas etapas. Sair fazendo não tem sido muito adotado pelo mercado por conta dos riscos envolvidos.

É importante reforçar, o MVP não é um produto incompleto. Ele é o produto suficiente, mínimo e viável para resolver um problema. Pense no aplicativo do Mercado Pago. Antes ele servia para serviços relacionados ao Mercado Livre. Depois adicionaram recarga do celular, depois recarga de bilhete de ônibus, depois descontos, depois abastecer carros, depois QR Code. O aplicativo foi crescendo conforme a necessidade do celular, partindo de um complemento de um serviço web (Mercado Livre).

Entrar no mercado é fácil, basta ter uma ideia, implementar e colocar em uma loja (Google e Apple). Mas ter um aplicativo de sucesso é um pouco mais complicado. A Alura tem cursos de Marketing Digital, e mesmo a Formação de Empreendedorismo Digital, podem te ajudar mais.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software