Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Como proceder com planilhas muito grande

Para obter dados através do planilha google, é necessário abrir a planilha no drive para copiar o link, mas em caso de planilhas muito grande o drive dá um erro e não carrega a planilha. Como fazer para conseguir pegar o link da planilha?

9 respostas

Olá, Klaus, tudo bem?

Neste caso, sugiro explorar algumas alternativas:

• Exportar para Excel: Uma solução viável seria baixar a planilha do Google Drive como um arquivo Excel e, em seguida, importá-la para o Power BI. Isso pode evitar problemas de tamanho ou carregamento e simplificar o processo.

• Dividir a planilha em partes menores: Se a planilha for muito extensa, pode ser útil dividi-la em partes menores e importá-las separadamente para o Power BI. Isso pode reduzir a carga de dados e facilitar o gerenciamento do processo de importação.

Se as soluções acima ainda assim não resolver, você pode utilizar a API do Google Drive. Neste caso, caso se sinta confortável com programação, é possível explorar a API do Google Drive para acessar e extrair os dados diretamente da planilha. Embora mais complexa, essa opção pode oferecer mais controle sobre o processo de extração de dados.

Espero que essas dicas, possam te ajudar.

Caso surja alguma dúvida, fico à disposição.

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

no caso de exportar para o Excel eu perderia a função de atualização automatica que o drive propõe. Tem alguma aula aqui que explica como utilizar a API do Google Drive junto com o power BI?

Olá, Kluas, tudo bem?

Para entender melhor seu problema, gostaria de saber se você tentou carregá-la via conector google sheets ou utilizando a opção "web" e inserindo o link como realizada pelo o instrutor?

Ressalto que há uma opção de conector Google Planilhas. Na documentação há um passo a passo de como realizar essa conexão.

Infelizmente não há um curso na plataforma onde faça essa integração via API. Mas caso se sinta confortável, você poderá sugerir um curso que aborde esse conteúdo. Para isso, basta preencher o seguinte formulário.

Espero ter ajudado e fico à disposição.

Boa noite,

o problema é justamente este, eu não consigo obter o link porque o arquivo é muito grande.

Na aula, o professor abre a planilha no google drive e copia a URL: Imagem da aula importando a planilha do google - Curso power bi desktop: construindo meu primeiro dashboard

Quando eu tento fazer o mesmo, mas com uma planilha de 420MB, acontece o erro e não consigo obter a url:

Imagem do erro ao tentar obter a url da planilha

Fico grato com a ajuda, vou dá uma olhada na documentação para ver se encontro uma solução.

Boa noite, na documentação, é necessário a url.. E como foi informado, pela planilha ser grande, não consigo pegar o URL.

Para ficar mais claro, segu imagem de uma planilha onde eu consegui ter acesso ao URL por ela ser pequena

Planilha onde é possível obter o url

Oi Klaus, tudo bem?

Desde já peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Klaus, você pode tentar pegar o link do arquivo antes de tentar visualizá-lo. Para isso, tente seguir os passos abaixo:

• No drive na lista de arquivos, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo.

• Selecione a opção "Compartilhar".

• "Compartilhar" novamente.

captura de tela do botão compartilhar no google drive

• Em "Acesso Geral" e clique em "Qualquer pessoa com o link" e insira as permissões.

• Ele gerará um link.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Teste e me diga se funciona.

Espero ter ajudado.

Abraços e bons estudos!

Boa noite,

ele não carregar a tabela correta com os dados:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi Klaus, tudo bem?

O Google Drive possui algumas limitações quanto ao tamanho de arquivos, o que pode estar influenciando na visualização da sua planilha. As informações mais detalhadas sobre o armazenamento você encontra aqui

Peço que certifique se a configuração de converter arquivos enviados para o formato do editor Documentos Google está ativada. O passo a passo você poderá encontrar neste tópico.

Caso não esteja assinalado, marque-a e tente fazer novamente o upload do arquivo no Google Drive.

Caso o problema persista, destaco que você poderá baixar o arquivo e obter os dados através da opção Pasta de trabalho Excel.

Captura de tela da opção Pasta de trabalho Excel.

Isso pode contornar essa situação da integração de planilha do google drive e Power Bi.

Espero ter ajudado.

Abraços!

solução!

Boa noite,

vou encerrar o tópico.

Criei uma planilha com 30Mb e 66 mil linhas, o que está dentro das especificações de tamanho permitido pelo google, e mesmo assim não consigo fazer upload do arquivo, informa que é muito grande e não pode ser convertido.

Essa configuração de converter o arquivo já estava ativada, eu comecei esse curso a alguns dias e fiz essa tentativa.

Já limpei cache, cookie, do navegador, e mesmo assim não funcionou.

Grato pela atenção.