1
resposta

como priorizar com trade off

Na priorização por Trade Off depois de colocar os pontos devese priorizar como? Isso não ficou claro para mim

1 resposta

Oi, Silvana, tudo bem?

Os passos para priorização por trade off são os seguintes:

1) Listar as características do produto.

2) Agrupar características em 6 a 8 grupos.

Na hora de listar as características do produto podem aparecer palavras como "baixo custo" ou "econômico", por exemplo. Como são palavras similares, podemos agrupá-la em uma única palavra. A ideia é fazer esse exercício e formar cerca de 6 a 8 grupos de características do produto.

3) A terceira etapa consiste em dividir os grupos de características que foram formados de modo que ao lado deles possamos escrever uma linha. Dentro dessa linha, devemos colocar "tracinhos", de acordo com a quantidade de grupos existentes. Por exemplo, se eu selecionei 6 grupos de características, ao longo de cada linha devo colocar 6 traços, que funcionarão como uma escala no nível de priorização. (Abaixo imagem para melhor compreensão). Feito isso, cada traço da linha vai representar um número, que indica a escala de priorização daquela característica.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4) Nessa etapa, cada pessoa irá distribuir seus pontos nas escalas de acordo com o que acha mais importante. Um detalhe importante é que não é possível repetir pontos, ou seja, se eu escolhi o número 1 para a característica "economia" não posso escolher novamente o 1 para a característica "mobilidade". A ideia é entender o que é prioritário para as pessoas que estão participando.

Após essas etapas, as pessoas que estarão participando desse momento terão uma visão geral sobre como cada uma enxerga as prioridades para o produto. A ideia é que, depois de feito tudo isso, seja observado se as pessoas estão convergindo para a mesma conclusão sobre qual a característica prioritária ou se há divergências no grupo. Caso haja, e é bastante comum que sim, esse é o momento para debate e troca de ideias a fim de fazer todo o grupo chegar a um consenso sobre qual a prioridade deles. A ideia portanto, após os pontos, é gerar o debate e, posteriormente, o consenso sobre por onde começar.

Ficou claro?

Bons estudos, Silvana!