Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como prepara o ambiente para os exemplos da aula usando o Xamp?

Eu uso o Windows e estou tendo bastante dificuldade para preparar o ambiente para testar os exemplos mostrados na primeira aula do curso.

A recomendação inicial é baixar o MariaDB , instalar e usar com o WebServer do PHP. Eu nunca tinha utilizado o MariaDB, instalei com o procedimento padrão do windows (next->next->finish) e na aula seguinte o professor já faz a conexão com o banco de dados puxando dados .

1 - Não é explicado como criar o banco de dados;

2 - Não é explicado como iniciar o serviço do banco de dados.

Depois de algumas pesquisas frustradas no youtube sobre como usar o MariaDB, seguindo algumas sugestões aqui do fórum parti pra tentar usar o xamp e o mysql que eu já tinha usado antes. O xamp de início já acusava um conflito com o MariaDB, então desinstalei o MariaDB.

No xamp:

1- Iniciei o serviço do apache e do mysql pelo Xamp Control Panel;

2- Entrei no PhpMyAdmin e importei o banco de dados com sucesso;

3- Coloquei os arquivos do curso na pasta htdocs do xamp, numa nova pasta 'pdo'; acessei o index.php por http://localhost/pdo/ com sucesso;

4 - tive que arrumar as referencias em cabecalho.php para acessar 'categorias.php' que referenciavam '/categorias.php' (com a barra o xamp não encontra o arquivo);

5-No Xamp Control Panel na linha Apache->Botão Config-> editei o PHP.ini e descomentei as referencia a PDO.

6 - por fim agora estou com o erro:

Fatal error: in C:\xampp\htdocs\PDO\classes\Categoria.php on line 12

Sendo a linha referenciado no meu código:

$conexao = new PDO('mysql:host=localhost/pdo;dbname=estoque', 'root', '');

Como posso arrumar isso?

Obs: Já perdi umas 4 horas hoje tentando arrumar o ambiente para rodar os exemplos da aula. Sugiro que acrescentem um vídeo a este curso com o passo a passo da instalação, criação e execução do banco de dados.

3 respostas

Fala Hamilton, beleza?

Cara o MariaDB e o MySQL são iguais, na verdade SQL é igual seja lá qual for o SGBD que tu vai utilizar...

Sobre o erro no PHP, faz o seguinte, adiciona esse código aqui e veja qual erro de fato está ocorrendo:

try{
    $conexao = new PDO('mysql:host=localhost/pdo;dbname=estoque', 'root', '');
} catch(Exception $e) {
     echo $e->getMessage();
}

Sobre o banco de dados, é aconselhável que você faça um curso de SQL pra poder aprender a criar bases de dados, tabelas, fazer inserções, deletar, atualizar, criar índice, tablespace, etc.

Esse curso que você está fazendo não parece ter o foco em ensinar sobre banco de dados, mas sim sobre como utilizar o PDO no PHP para se conectar a um banco e manipular os dados.

Aqui na Alura tem curso de Banco, clica aqui

Tamo junto.!

solução!

Olá Hamilton,

Só para adicionar à resposta do Leonardo, acredito que o erro esteja no parâmetro da conexão: localhost/pdo

Esse é o acesso do projeto e não do banco, testa se utilizando apenas localhost resolve o erro:

$conexao = new PDO('mysql:host=localhost;dbname=estoque', 'root', '');

Agradeço a atenção Leonardo e Lucas. Foi somente tirar a pasta de PDO depois do localhost e o sistema conseguiu conectar com o Banco de Dados ! ;)