Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Como postar uma dúvida de front-end de forma eficiente?

Muitas dúvidas aqui no fórum pecam por não incluir informações suficientes pro pessoal ajudar. Então aqui está um guia rápido de como escrever uma boa dúvida e aumentar as chances de ser respondido .

1. Defina claramente o problema. Evite tópicos genéricos como Não está funcionando, algúem me ajuda?

2. Isole o código com problema. Não poste o código do seu site todo. Se o problema é no header, poste o HTML, CSS e JS envolvido nisso.

3. Formate o código apropriadamente. Crie um bloco diferente pra cada parte envolvida (HTML, CSS, JS) e envolva com um bloco de

4. Exponha um link onde as pessoas possam testar online o seu código. Isso aumenta absurdamente as chances de ser respondido! Pode ser um simples demo no codepen ou no jsfiddle; ou mesmo um endereço num servidor seu.

5. Se for problema com JS, abra o Console do navegador e veja se tem alguma mensagem. Coloque na pergunta a saída do console (um screenshot ajuda)

Essas são algumas dicas simples que todo tópico deveria seguir.

8 respostas

# Em seu tópico de número 4, o link para codepen não funciona;

# Seria interessante um tutorial ensinando como usar repositórios como o que sugeriu (jsfiddle) ou talvez github.

Perfeito. Organização sempre ajuda

Arrumei Leonardo, obrigado.

Para usar o Github temos o curso de Git que ensina direitinho. Aliás, recomendo fortemente a todos os desenvolvedores de todas as áreas que aprendam Git.

Valeu Sérgio! Sempre passando boas informações.

Como eu faço pra categorizar o tópico da minha pergunta? Todas que eu faço fica com o tópico "off-topic".

Obrigado.

Isaque, são duas formas:

1- Diretamente na aula do curso em que está fazendo e tem dúvida;

2- Sua não é proveniente de um curso e sim de um projeto seu. Então entre no fórum e clique na categoria desejada, então só ai você clica em Criar Novo Tópico

(lembrando que é sempre bom as boas prática acima)

Sérgio, da para pessoa Anexar um imagem também mostrando o problema ocorrido o que você acha dessa possibilidade?

Marcelo, dá sim, o primeiro passo será subir a imagem em algum serviço que hospede essa imagem. Um que a gente geralmente usa é o pasteboard.co, é só arrastar a imagem e fazer o upload.

Depois de fazer upload, podemos abrir a página da imagem clicando em "go to image" e nesta página, copiar o embed url da imagem.

Pra ela aparecer bonitinha aqui no fórum você usa o seguinte código:

![alt da imagem](url da imagem)

Onde a URL é o embed url que o pasteboard te fornece.

Esse tópico é bem antigo, mas apareceu pra mim como recente aqui, achei que responder esse último ponto seria útil.