10
respostas

Como postar uma dúvida de front-end de forma eficiente?

Muitas dúvidas aqui no fórum pecam por não incluir informações suficientes pro pessoal ajudar. Então aqui está um guia rápido de como escrever uma boa dúvida e aumentar as chances de ser respondido .

  1. Defina claramente o problema. Evite tópicos genéricos como Não está funcionando, algúem me ajuda?

  2. Isole o código com problema. Não poste o código do seu site todo. Se o problema é no header, poste o HTML, CSS e JS envolvido nisso.

  3. Formate o código apropriadamente. Crie um bloco diferente pra cada parte envolvida (HTML, CSS, JS) e envolva com um bloco de

  4. Exponha um link onde as pessoas possam testar online o seu código. Isso aumenta absurdamente as chances de ser respondido! Pode ser um simples demo no codepen ou no jsfiddle; ou mesmo um endereço num servidor seu.

  5. Se for problema com JS, abra o Console do navegador e veja se tem alguma mensagem. Coloque na pergunta a saída do console (um screenshot ajuda)

Essas são algumas dicas simples que todo tópico deveria seguir.

10 respostas

# Em seu tópico de número 4, o link para codepen não funciona;

# Seria interessante um tutorial ensinando como usar repositórios como o que sugeriu (jsfiddle) ou talvez github.

Perfeito. Organização sempre ajuda

Arrumei Leonardo, obrigado.

Para usar o Github temos o curso de Git que ensina direitinho. Aliás, recomendo fortemente a todos os desenvolvedores de todas as áreas que aprendam Git.

Valeu Sérgio! Sempre passando boas informações.

Como eu faço pra categorizar o tópico da minha pergunta? Todas que eu faço fica com o tópico "off-topic".

Obrigado.

Isaque, são duas formas:

1- Diretamente na aula do curso em que está fazendo e tem dúvida;

2- Sua não é proveniente de um curso e sim de um projeto seu. Então entre no fórum e clique na categoria desejada, então só ai você clica em Criar Novo Tópico

(lembrando que é sempre bom as boas prática acima)

Sérgio, da para pessoa Anexar um imagem também mostrando o problema ocorrido o que você acha dessa possibilidade?

Marcelo, dá sim, o primeiro passo será subir a imagem em algum serviço que hospede essa imagem. Um que a gente geralmente usa é o pasteboard.co, é só arrastar a imagem e fazer o upload.

Depois de fazer upload, podemos abrir a página da imagem clicando em "go to image" e nesta página, copiar o embed url da imagem.

Pra ela aparecer bonitinha aqui no fórum você usa o seguinte código:

![alt da imagem](url da imagem)

Onde a URL é o embed url que o pasteboard te fornece.

Esse tópico é bem antigo, mas apareceu pra mim como recente aqui, achei que responder esse último ponto seria útil.

Olá pessoal, hoje estamos introduzindo uma nova funcionalidade de upload de imagens diretamente pelo editor de código aqui na Alura, porém ainda está em fase de testes.

Essa imagem abaixo já está usando essa nova funcionalidade:

Esperamos que isso ajude nossos alunos a ter uma melhor experiência de aprendizado!

Testando correção de tópicos ou posts sem conteúdo:

<html>teste

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software