1
resposta

Como posso usar um calendário corrente para exibir informações?

Fiquei curioso com a opção de usar um calendário. Eu tenho montado um dashboard em um projeto pessoal. Ele consiste em uma escala de trabalho com: dia/mês/ano, horário, local, colaboradores envolvidos e uma informação adicional. Até o momento eu trouxe essa tabela para o dash e ussei a segmentação para criar um botão de busca, para o colaborador escrever seu nome e exibir na tabela sua escala. Porém, pensando na estética eu gostaria de que, assim que abrir o dash, o colaborador pudesse ver o dia corrente e as pessoas que já estariam escaladas nesse dia. Eu penso que usaria da função datetime, mas não consigo bolar a lógica para isso. Não sei se consigo implementar uma função direto em um visual ou se precisaria de uma outra tabela e criar uma relação com a da escala.

Observação: essa escala é feita mensamente.

Gostaria muito de ter sugestões e ideias para expandir esse conseito experimental para mim.

Grande abraço a todos.

1 resposta

Oi, Robson, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

Parabéns pela dedicação em aplicar seus conhecimentos em um projeto externo aos cursos, isso reforça o aprendizado, colocando em prática os conteúdos apresentados ao longo do curso.

Para exibir o dia corrente e as pessoas escaladas nesse dia, você pode precisa criar uma tabela de calendário que inclua todas as datas do mês. Essa tabela pode ter colunas como "Data", "Dia da Semana" e "Mês". Depois é necessário criar uma relação entre a tabela de calendário e a tabela da escala, usando a coluna de data como chave. Assim, você poderá filtrar os dados da tabela de escala com base na data selecionada no calendário. Para exibir o dia corrente, você pode usar a função TODAY do Power BI, para retornar o dia atual. Caso queira saber mais sobre a função TODAYdeixo abaixo a documentação para mais informações:

Para exibir as pessoas escaladas no dia corrente, você pode utilizar a relação entre a tabela de calendário e a tabela da escala. Você pode criar uma visualização de tabela ou uma visualização de cartões que filtre os dados da tabela da escala com base na data corrente selecionada no calendário.

Todavia, vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!