Estou utilizando o minikube com o docker desktop e gostaria de subir um pod com uma imagem que eu criei, mas não subi no docker hub!
Estou utilizando o minikube com o docker desktop e gostaria de subir um pod com uma imagem que eu criei, mas não subi no docker hub!
Olá, José! Tudo joia?
Para subir um pod no Minikube utilizando uma imagem local do Docker, você precisa garantir que o Minikube esteja utilizando o mesmo Docker daemon que a sua imagem está construída. Isso porque o Minikube executa seu próprio Docker daemon dentro da VM que ele cria, e por padrão, não tem acesso às imagens do Docker do seu host local.
Aqui estão os passos que você pode seguir:
Certifique-se de que o Minikube esteja em execução usando o comando minikube start
.
Configure o ambiente do seu shell para usar o Docker daemon dentro do Minikube. Isso pode ser feito com o comando eval $(minikube docker-env)
. Isso direcionará o docker
CLI para usar o daemon do Docker dentro do Minikube. Qualquer imagem que você construir a partir deste ponto estará disponível para o Minikube.
Construa sua imagem Docker localmente após configurar o ambiente, como descrito acima. Isso garantirá que a imagem esteja disponível para o Minikube.
No seu arquivo de configuração do pod (o arquivo YAML que você mostrou na imagem), você configurou a imagePullPolicy
para IfNotPresent
, o que é correto. Isso instrui o Kubernetes a usar a imagem local se ela estiver presente e não tentar puxar do repositório remoto.
Aplique a configuração do pod com kubectl apply -f <nome-do-arquivo>.yaml
.
Se você já construiu a imagem antes de configurar o shell para usar o Docker daemon do Minikube, você pode ou reconstruir a imagem ou carregar a imagem existente no Docker daemon do Minikube usando o comando minikube image load jornada-milhas-vue:1.0
.
Espero que essas instruções ajudem você a subir seu pod com a imagem local no Minikube. Lembre-se de que se o Minikube for reiniciado, você precisará executar novamente o comando eval $(minikube docker-env)
para configurar o shell para usar o Docker daemon do Minikube.
Bons estudos!
Entendi, muito obrigado, porém esse comando não funciona no power Shell, estou usando o docker desktop, tem algum comando semelhante que posso tar utilizando?
Consegui aqui, obrigado!