Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como posso subir um pod usando uma imagem localmente?

Estou utilizando o minikube com o docker desktop e gostaria de subir um pod com uma imagem que eu criei, mas não subi no docker hub!

imagem do terminal com o nome da imagem criada que é "jornada-milhImagem do arquivo .yaml contendo a config do pod

3 respostas
solução!

Olá, José! Tudo joia?

Para subir um pod no Minikube utilizando uma imagem local do Docker, você precisa garantir que o Minikube esteja utilizando o mesmo Docker daemon que a sua imagem está construída. Isso porque o Minikube executa seu próprio Docker daemon dentro da VM que ele cria, e por padrão, não tem acesso às imagens do Docker do seu host local.

Aqui estão os passos que você pode seguir:

  1. Certifique-se de que o Minikube esteja em execução usando o comando minikube start.

  2. Configure o ambiente do seu shell para usar o Docker daemon dentro do Minikube. Isso pode ser feito com o comando eval $(minikube docker-env). Isso direcionará o docker CLI para usar o daemon do Docker dentro do Minikube. Qualquer imagem que você construir a partir deste ponto estará disponível para o Minikube.

  3. Construa sua imagem Docker localmente após configurar o ambiente, como descrito acima. Isso garantirá que a imagem esteja disponível para o Minikube.

  4. No seu arquivo de configuração do pod (o arquivo YAML que você mostrou na imagem), você configurou a imagePullPolicy para IfNotPresent, o que é correto. Isso instrui o Kubernetes a usar a imagem local se ela estiver presente e não tentar puxar do repositório remoto.

  5. Aplique a configuração do pod com kubectl apply -f <nome-do-arquivo>.yaml.

Se você já construiu a imagem antes de configurar o shell para usar o Docker daemon do Minikube, você pode ou reconstruir a imagem ou carregar a imagem existente no Docker daemon do Minikube usando o comando minikube image load jornada-milhas-vue:1.0.

Espero que essas instruções ajudem você a subir seu pod com a imagem local no Minikube. Lembre-se de que se o Minikube for reiniciado, você precisará executar novamente o comando eval $(minikube docker-env) para configurar o shell para usar o Docker daemon do Minikube.

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Entendi, muito obrigado, porém esse comando não funciona no power Shell, estou usando o docker desktop, tem algum comando semelhante que posso tar utilizando?

Consegui aqui, obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software