Ola bom dia,
Eu venho trabalhando em um projeto que envolve Spring Boot com o Angular, pois bem eu tenho interesse de poder colocar meu projeto na web e não sei como fazer isso, e tenho algumas duvidas.
1º Duvida | variaveis de ambiente.
para motivos de segurança é uma boa pratica usar variáveis de ambiente para poder colocar keys como é o caso da geração de token JWT no back-End e conexão com o banco de dados, quando são criadas as variveis de ambiente deveria ser iniciado o projeto normalmente mas não é o caso veja .
Quando eu as crio e depois inicio o projeto recebo esse erro
Error starting ApplicationContext. To display the condition evaluation report re-run your application with 'debug' enabled.
2024-10-30T17:44:23.747-03:00 ERROR 41656 --- [ restartedMain] o.s.b.d.LoggingFailureAnalysisReporter :
APPLICATION FAILED TO START
Description:
Failed to configure a DataSource: 'url' attribute is not specified and no embedded datasource could be configured.
Reason: Failed to determine suitable jdbc url
Action:
Consider the following:
If you want an embedded database (H2, HSQL or Derby), please put it on the classpath.
If you have database settings to be loaded from a particular profile you may need to activate it (no profiles are currently active).
Process finished with exit code 0
Basicamente o erro diz que indica que a aplicação não conseguiu configurar um DataSource porque o atributo url do banco de dados não foi especificado e nenhum banco de dados embutido foi configurado.
2º Duvida | Conexão entre os build
Basicamente de maneira bem clara e sucinta oq eu gostaria de entender é o seguinte, suponhamos que os 2 build tanto o front e o back esta no ar como eles se comunicam?3º Duvida| Geração do build Angular
Eu gerei o build angula com o comando ng build configuration production
é gerado o build na pasta dist
É gerado todos esses arquivos, não sei se é exatamente isso que deveria aparecer pois nunca gerei um build do angular. Como posso fazer para a aplicação rodar em um servidor Ubuntu com o Apache ou Nginx .
4º Dúvida | Portas de Comunicação
Atualmente o projeto Front roda na porta 4200 e o Back roda na porta 8080. A comunicação entre os dois gera um erro CROS, que e acabo contornando por meio de configuração no front com um arquivo
proxy.conf.json
.
{
"/api": {
"target": "http://localhost:8080",
"secure": false,
"changeOrigin": true
}
}
E no Back eu gero um @Bean para receber requisição da porta 4200
@Bean
public WebMvcConfigurer corsConfigurer() {
return new WebMvcConfigurer() {
@Override
public void addCorsMappings(CorsRegistry registry) {
registry.addMapping("/**")
.allowedOrigins("http://localhost:4200")
.allowedMethods("GET", "POST", "PUT", "DELETE", "OPTIONS")
.allowedHeaders("*")
.allowCredentials(true);
}
};
}
minha duvida é quando for colocado na web é necessário fazer a troca de porta, para a porta definitina na qual a aplicação ira rodar ou não é necessário.