1
resposta

Como podemos definir Experiência?

Dentre as muitas percepções que podem existem acerca do que é experiência, consigo enxergar o conceito para definição dessa palavra a dividindo entre outras duas: familiaridade e aprendizado.

• Qual a melhor forma de adquirirmos aprendizado? Muitas metodologias foram desenvolvidas, e continuam sendo ao longo do tempo, para que possamos aprender cada vez mais. Entretanto, é de conhecimento geral que a melhor forma de aprender algo, é "colocando a mão na massa". Por isso, acredito que o aprendizado e a familiaridade andam lado a lado.

Não é boa aquela sensação de quando você finalmente consegue exercitar naturalmente aquilo que deu duro para aprender? Na minha visão, essa é a sensação que usuário tem que ter quando utiliza um software.

Vivemos em um mundo de inovação, e é fácil se deixar levar por um brainstorm, mas é aí que devemos parar e pensar: o quão útil e fácil de entender e utilizar é a ideia que estou pensando?

Assim como aprendemos com o cotidiano e com a rotina, o usuário aprende e se familiariza com as aplicações que costuma usar no dia-a-dia. Quanto mais fácil e mais intuitivo for um projeto, mais chances temos de criar uma boa experiência para o usuário, o fazendo se sentir parte daquilo que ele está usando.

1 resposta

Olá Stefany, tudo bem?

Ótima reflexão! De fato, a palavrinha "experiência" vem trazer discussões e um compartilhamento de ideias bem interessantes!

No mundo da UX Design, a "experiência" está mais ligada aquilo que as pessoas sentiram em determinada situação em que viveram. Então, se uma pessoa utilizou um produto ou serviço e se sentiu bem, logo ela dirá que a experiência foi boa. Agora, se o usuário utilizou o serviço e não teve suas expectativas atendidas ou se sentiu mal utilizando um produto, essa pessoa terá tendência a dizer que a experiência deixou a desejar.

É isso Stefany! Meus parabéns pelo desempenho!

Qualquer dúvida, estamos por aqui!

Até mais!!