Dentre as muitas percepções que podem existem acerca do que é experiência, consigo enxergar o conceito para definição dessa palavra a dividindo entre outras duas: familiaridade e aprendizado.
- Qual a melhor forma de adquirirmos aprendizado? Muitas metodologias foram desenvolvidas, e continuam sendo ao longo do tempo, para que possamos aprender cada vez mais. Entretanto, é de conhecimento geral que a melhor forma de aprender algo, é "colocando a mão na massa". Por isso, acredito que o aprendizado e a familiaridade andam lado a lado.
Não é boa aquela sensação de quando você finalmente consegue exercitar naturalmente aquilo que deu duro para aprender? Na minha visão, essa é a sensação que usuário tem que ter quando utiliza um software.
Vivemos em um mundo de inovação, e é fácil se deixar levar por um brainstorm, mas é aí que devemos parar e pensar: o quão útil e fácil de entender e utilizar é a ideia que estou pensando?
Assim como aprendemos com o cotidiano e com a rotina, o usuário aprende e se familiariza com as aplicações que costuma usar no dia-a-dia. Quanto mais fácil e mais intuitivo for um projeto, mais chances temos de criar uma boa experiência para o usuário, o fazendo se sentir parte daquilo que ele está usando.