2
respostas

Como passar para a zona de aprendizagem [Minha opnião]

Quando dou o primeiro passo em querer aprender algo novo, eu quero só focar naquilo e acabo deixando um pouco de lado as outras coisas que tenho que fazer de obrigação.. Com isso minha cabeça só fica pensando em aprender tudo e pra já... Mas tenho que entender que para eu não ficar estressada preciso compartilhar meu tempo com minhas outras obrigações também.. porque senão acaba me gerando ansiedade.

Então determino: *e reservo um tempo para uma coisa nova *anoto tudo que acho importante *e consequentemente procuro fazer exercícios para praticar e implantar em minha cabeça.

2 respostas

Olá, Beatriz!

Você já tem um plano de ação para lidar com o estresse que surge ao aprender algo novo, o que é ótimo! Agora, o desafio é equilibrar esse novo aprendizado com suas outras obrigações, certo?

Aqui estão algumas sugestões que podem te ajudar a passar para a zona de aprendizagem sem se sobrecarregar:

  1. Estabeleça metas realistas: Em vez de tentar aprender tudo de uma vez, tente definir metas menores e mais gerenciáveis. Por exemplo, se você está aprendendo uma nova linguagem de programação, em vez de tentar dominar toda a linguagem de uma vez, você pode definir uma meta para aprender uma nova função ou comando a cada dia.

  2. Faça pausas regulares: O cérebro precisa de tempo para processar novas informações. Então, em vez de estudar por horas a fio, tente estudar em blocos de tempo menores com pausas regulares. A técnica Pomodoro, por exemplo, sugere 25 minutos de estudo seguidos por uma pausa de 5 minutos.

  3. Pratique a atenção plena: Quando você estiver fazendo suas outras obrigações, tente estar totalmente presente naquela tarefa, em vez de pensar no que você precisa aprender. Isso pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.

  4. Crie um cronograma de estudos: Isso pode ajudar a garantir que você tenha tempo suficiente para suas outras obrigações e para o novo aprendizado. Tente ser específica sobre o que você vai estudar em cada bloco de tempo.

Lembre-se, cada pessoa tem seu próprio ritmo e maneira de aprender. O importante é encontrar um equilíbrio que funcione para você. Espero ter ajudado e bons estudos!

Beatriz, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Ótimos Dicas, agradeço em nome de todos!