Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como passar para a zona de aprendizagem?

Autoconhecimento, acredito ser a peça fundamental e que precisa ser muito valorizada, afinal, como temos aprendido, as pessoas aprendem de formas diferentes. Mas caímos na terrível tentação de nos compararmos com outras pessoas, e nessa comparação acabamos por falta desse autoconhecimento exigindo ainda mais de nós mesmos, não nos concedendo um tempo de reflexão sobre o que esta acontecendo e porque ainda não atingimos o nosso objetivo.

Ocorreu comigo numa experiência profissional, onde eu cheguei num time em que as pessoas já achavam que eu sabia tudo sobre o processo, e que eu deveria andar com minhas próprias pernas correndo atrás das informações.

Interessante que essa área deveria ser a guardiã dos modelos e exemplos de aprendizagem, como dizíamos, passagem de bastão. O velho ditado prevaleceu nesse caso, "Casa de ferreiro o espeto é de pau". Superei esse desafio com ajuda de Deus na minha Fé Nele e da minha família, que sempre esteve ao meu lado. A partir disso, pude evoluir, concentrando meus esforços no aprendizado, e fiz um tratado comigo mesmo, de ensinar o que sabia, com paciência e dedicação para os novos integrantes.

1 resposta
solução!

Oi, Moises!

Obrigada por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da sua análise, principalmente quando você destaca a importância do autoconhecimento no aprendizado. Comparar-se com os outros pode ser um obstáculo, mas você encontrou um caminho para superar isso ao focar no seu desenvolvimento e no apoio da sua rede de suporte.

Continue aplicando essa mentalidade na sua jornada. Ensinar o que se aprende é uma excelente forma de reforçar o conhecimento.

Dica: Para evitar comparações que travam seu progresso, registre pequenas vitórias no aprendizado. Criar um diário de evolução pode te ajudar a visualizar o quanto já avançou.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!