Pense em uma situação de aprendizagem que você já viveu e que teve dificuldades em sair da zona de estresse. Como foi essa situação? O que o deixou preso na zona de estresse? Cursar a disciplina de Cálculo I na universidade foi a situação de aprendizagem mais difícil que passei até hoje, por fatores de diversas naturezas. Fiquei tão assustada que cheguei muito perto de zerar todas as atividades. Além disso, me comparava muito como outros alunos que dominavam o assunto e acabava ficando ansiosa e me sabotando por acreditar que não conseguiria ter um bom desempenho.
Agora liste 3 atitudes diferentes que você pode ter na próxima vez para não cometer os mesmos erros e passar rapidamente para a zona de Aprendizagem.
- Não fazer comparações gratuitas e descabidas em relação à outras pessoas, visto que cada um tem seu tempo de aprendizagem.
- Organizar os tópicos que serão estudados em pequenas metas com prazos, para não se assustar com a quantidade de conteúdo.
- Mensurar minha evolução através de exercícios e projetos, para constatar que estou evoluindo e saindo da zona de conforto, evitando a frustração.