1
resposta

Como passar para a zona de aprendizagem

Uma das vezes em que tive dificuldade para sair da zona de estresse foi quando ingressei na faculdade após concluir o ensino médio. Por não ter uma base sólida em algumas matérias, enfrentei mais dificuldades do que o normal e frequentemente me comparava aos colegas que aprendiam os conteúdos mais rapidamente. No entanto, estar rodeado por pessoas mais capacitadas acabou me inspirando, e consegui superar essa situação de estresse. No início, porém, foi mais complicado, pois eu não estava acostumado a ter um planejamento de estudos. Como um professor dizia: "Devemos ser estudantes profissionais". Naquele momento, eu ainda não era.

E agora listando as três atitudes diferentes, seriam as seguintes;

1º Ter um planejamento de estudos. 2º Definir um objetivo, como aprender uma tecnologia ou dominar determinada matéria. 3º Manter foco, resiliência e disciplina, pois sem essas qualidades, é impossível colocar um bom planejamento em prática.

1 resposta

Olá Gabriel! Como vai?

É muito comum sentir-se sobrecarregado ao ingressar na faculdade, especialmente quando sentimos que nossa base em algumas matérias não é tão sólida quanto gostaríamos. O importante é que você conseguiu superar essa fase e encontrou inspiração nos seus colegas, o que é um ótimo exemplo de como transformar um ambiente desafiador em uma oportunidade de crescimento.

Sobre as atitudes que você listou para passar da zona de estresse para a zona de aprendizagem, elas são realmente eficazes. Vou comentar um pouco sobre cada uma delas:

1. Ter um planejamento de estudos: Um planejamento bem estruturado pode fazer uma grande diferença. Tente dividir o conteúdo em partes menores e gerenciáveis, estabelecendo metas diárias ou semanais. Por exemplo, se você precisa estudar para uma prova de matemática, pode dedicar um dia para revisar álgebra, outro para geometria, e assim por diante.

2. Definir um objetivo: Ter um objetivo claro ajuda a manter a motivação. Se o seu objetivo é aprender uma nova tecnologia, como programação em Python, você pode começar com cursos introdutórios e, aos poucos, avançar para projetos mais complexos. Isso não só melhora suas habilidades, mas também proporciona uma sensação de realização.

3. Manter foco, resiliência e disciplina: Essas qualidades são fundamentais para qualquer jornada de aprendizagem. Tente criar um ambiente de estudo livre de distrações e estabeleça horários fixos para estudar. A resiliência é crucial quando enfrentamos dificuldades; lembre-se de que cada desafio superado é um passo em direção ao seu objetivo.

Espero que essas dicas ajudem você a passar mais facilmente para a zona de aprendizagem em futuras situações.

Espero ter ajudado e bons estudos!