1
resposta

Como passar para a zona de aprendizagem

Uma situação de aprendizagem em que tive dificuldades em sair da zona de estresse foi durante a preparação para uma prova de lógica de programação da fauldade. Eu tinha muitos exercícios para resolver, mas não conseguia entender alguns conceitos fundamentais, como estruturas condicionais e laços de repetição. Isso me deixou ansiosa, e eu acabava perdendo muito tempo tentando resolver os mesmos exercícios sem sucesso, o que me fazia sentir que não estava avançando.

O que me deixou presa na zona de estresse:

Tentei aprender tudo de uma vez, sem organizar um cronograma. Não procurei ajuda de colegas ou materiais alternativos quando não entendia. Fiquei insistindo em exercícios difíceis sem revisar os conceitos básicos.

Três atitudes que posso ter na próxima vez: 1.Organizar um plano de estudos estruturado: Dividir o conteúdo em partes menores e começar pelos conceitos mais simples, construindo uma base sólida antes de passar para tópicos mais avançados. 2.Utilizar recursos variados de aprendizado: Além do material da aula, buscar vídeos, livros, ou plataformas interativas que expliquem os mesmos conceitos de maneiras diferentes. 3.Praticar a gestão do tempo e evitar a sobrecarga: Fazer pausas regulares para descansar a mente e manter a produtividade, e focar em aprender com qualidade em vez de quantidade. Acredito que assim me tornarei bem mais produtiva.

1 resposta

Oi, Raiane!

Obrigada por compartilhar.

Gostei da sua análise, principalmente quando você falou sobre suas dificuldades com estruturas condicionais e laços de repetição. É comum sentir-se presa na zona de estresse quando lidamos com conceitos novos e complexos. É importante não apenas tentar resolver os exercícios, mas também construir uma base sólida nos conceitos básicos antes de avançar para os mais avançados.

É ótimo ver suas três novas atitudes planejadas para a próxima vez. Isso mostra um bom plano de ação para sair da zona de estresse e entrar na zona de aprendizagem eficaz. Continue seguindo esses passos, pois com certeza ajudarão a melhorar sua produtividade e compreensão dos temas.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!